
A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre as 20 horas de sábado e as 8 horas de hoje, domingo, com vista à prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.
Da atividade realizada ao longo da madrugada de hoje, é de destacar a realização de 44 detenções, dos quais 31 conduziam sob o efeito de álcool, oito sem habilitação legal e dois foram detidos por tráfico de estupefacientes.
Durante a noite foram, também, apreendidas 123 doses de haxixe, uma pistola de calibre 6,35 mm e 135 euros em numerário.
Parte da operação levada a cabo pelos militares da GNR teve como meio de atividade a fiscalização rodoviária, registando-se 528 infrações, nomeadamente: 233 por excesso de velocidade, 84 por condução com Taxa de Álcool no Sangue superior ao permitido por lei, 43 por infrações relacionadas com tacógrafos, 38 por infrações relacionadas com os sistemas de iluminação e sinalização, 27 por falta de inspeção periódica obrigatória, 20 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 14 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução e sete por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
No que diz respeito à sinistralidade, foram registados 43 acidentes, dos quais resultaram um ferido grave e 23 feridos ligeiros.
(Andrea Camilo / Henrique Dias Freire)