O Gabinete de Psicologia e Apoio Psicopedagógico (GPAP) dos Serviços de Saúde dos Serviços de Ação Social da Universidade do Algarve comemora 20 anos de existência. Desde a sua implementação, em 2001, o GPAP tem sido fundamental para promover a saúde psicológica e o bem-estar global da população universitária.
Segundo Jorge Malveiro, coordenador dos Serviços de Saúde e supervisor deste Gabinete, “ao longo destes 20 anos o GPAP contribuiu positivamente para o bem-estar psicossocial dos estudantes e da comunidade académica no seu todo”.
Exemplo disso são os números que, passadas duas décadas, já revelam alguma expressividade: no total o GPAP realizou cerca de 10 mil consultas (presenciais e on-line), mais de 6300 aconselhamentos com teste de álcool na prevenção de risco rodoviário, mais de 2350 sessões de aconselhamento com testes VIH/SIDA, por consequência da realização de mais de 280 rastreios VIH na UAlg, aos quais se somaram mais de 950 mil preservativos distribuídos na UAlg e respetiva informação preventiva VIH.
De destacar ainda os 375 estudantes voluntários treinados para a intervenção interpares na prevenção de comportamentos de risco, os mais de 50 psicólogos juniores orientados em ambiente intensivo de supervisão clínica, seja no âmbito curricular (nacional e internacional), seja no profissional (Ordem dos Psicólogos Portugueses e Instituto do Emprego e Formação Profissional); as dezenas de formações em cidadania e desenvolvimento pessoal e as parcerias institucionais estabelecidas com entidades como a Associação Académica da UAlg, Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce da Infeção pelo VIH/SIDA/Administração Regional de Saúde, Rede dos Serviços de Apoio Psicológico do Ensino Superior, Gabinete de Avaliação e Intervenção Psicológica, Faculdades, entre outros. A juntar a estes números e parcerias, refira-se ainda a investigação produzida e publicada, assim como os reconhecidos e premiados contributos científicos por parte de membros do gabinete.
Atualmente o GPAP centra a sua atividade em quatro áreas de atuação. Disponibiliza desde 2001 um espaço de atendimento psicológico à comunidade académica, no qual se efetuam avaliações, intervenções e tratamentos individualizados.
Promove o apoio psicopedagógico com o objetivo de dotar os estudantes com técnicas e estratégias personalizáveis que, sob posterior monitorização ou de modo próprio, podem potenciar o sucesso académico e profissional, assim como promover o bem-estar global aos estudantes.
O GPAP também procede de modo preventivo no âmbito dos comportamentos de risco sexual (VIH/SIDA) e na Prevenção da Sinistralidade Rodoviária.
“Ao longo de mais de uma década o GPAP tem sido também um local continuamente procurado para a supervisão de estágios de alunos finalistas do Mestrado em Psicologia, tanto para estudantes da UAlg como de outras Instituições de Ensino Superior, nacionais e internacionais”, sintetiza Jorge Malveiro.
Se dúvidas houvesse sobre o papel crucial que tem desempenhado junto da comunidade académica (alunos, docentes e funcionários), em virtude da pandemia a função deste Gabinete revelou-se ainda mais relevante.
Em tempos de incerteza, o GPAP conseguiu dar resposta atempada e eficaz ao enorme acréscimo de pedidos de apoio psicológico, cuja prevalência incidiu em perturbações da Ansiedade e do Humor, e também no agravamento de quadros clínicos já pré-existentes. Por comparação com o biénio anterior, o número de consultas individuais quase triplicou ultrapassando as 2500 desde o início da pandemia, patenteando, assim, um relevante cont
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 19% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 700 estudantes.
Com 42 anos de existência, aparece pela quarta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2021, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021 selecionou a Universidade do Algarve em seis áreas científicas: Gestão Turística e Hospitalidade (posição 76-100); Oceanografia (posição 151-200); Ecologia (posição 301-400); Ciências Agrárias, Ciências da Terra e Ciências Farmacêuticas (posições 401-500).
Em 2020 integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 Instituições de Ensino Superior, de 85 países, que cumpriram os requisitos de inclusão.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.