Um drone ucraniano Bayraktar destruiu dois navios-patrulha russos da classe Raptor no Mar Negro, esta segunda-feira, anunciou o chefe militar da Ucrânia.
“Dois barcos russos da classe Raptor foram destruídos na madrugada de hoje perto da ilha de Zmiinyi (Snake)”, avançou o chefe do Estado-Maior, ValeriyZaluzhniy, na plataforma Telegram.
Moscovo ainda não reagiu ao anúncio das autoridades ucranianas.
No final da semana passada, um relatório do Ministério da Defesa britânico indicou que cerca de 20 navios da marinha russa estavam na área operacional do Mar Negro, incluindo submarinos.
De acordo com o documento, o Estreito de Bósforo permanece fechado a todos os navios de guerra não turcos, tornando impossível para a Rússia substituir o cruzador Moskva no Mar Negro.
O navio de guerra russo Moskva afundou-se no Mar Negro em abril, era considerado o maior da frota militar russa e uma ameaça para o sul da Ucrânia.
O exército de Kiev sabia disso e também tinha conhecimento da sua localização, por isso decidiu atacá-lo atingindo-o com mísseis quando estava a ser rebocado e o navio acabou por afundar.
Os serviços secretos britânicos consideraram, na altura, que a Rússia deveria ter de rever a presença militar no Mar Negro.
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL