De 11 de setembro a 11 de outubro vai ocorrer a 10º edição da Rota do Petisco. Este evento propõe uma rota por mais de duas centenas dos considerados melhores restaurantes da região, onde pode degustar petiscos e doces regionais por valores respetivamente entre os 2 euros e os 3 euros, incluindo bebida.
A Rota do Petisco inclui uma ementa alternativa com opções para os foodies mais novos, na Rota dos Mocês Pequénes, e uma ementa de autor, a Rota dos Chefs, com degustação de pratos confecionados por alguns dos mais conceituados chefs da região, tendo por base os sabores locais.
Para embarcar nesta viagem, os participantes deverão adquirir um passaporte ou nos estabelecimentos aderentes ou online junto da Associação Teia D´Impulsos, por um valor de 1,50 euros que reverte para projetos sociais locais.
Para além da degustação, os petiscadores poderão ainda habilitar-se a ganhar diversos prémios. “Ao petiscar num dos estabelecimentos aderentes, o petiscador recebe 1 selo com o qual poderá carimbar o seu passaporte, ao coletar 12 selos poderá então candidatar-se ao sorteio que decorrerá no final do evento e onde serão atribuídos os vários prémios a concurso”, explica a organização do evento.
Em 2020, a Rota do Petisco volta a ter a missão com que foi criada em 2011, para revitalizar a restauração local e impulsionar a economia do Algarve, não descurando do lema desta edição: “Faça-se à Rota e petisque em segurança!”.
“A Rota do Petisco chega, em 2020, com um significado de perseverança importante, voltando às suas origens de importância económica perante a restauração e comércio local, oferecendo aos participantes uma experiência segura de alívio, convívio e rica em gastronomia. Com mais um concelho (Loulé), este ano a Rota do Petisco é a prova de que o Algarve está vivo com esperança e garra de ultrapassar os momentos mais difíceis em segurança.”, refere Luís Brito, presidente da Associação Teia D’Impulsos, que, há dez anos, é responsável pela organização deste evento, contando ainda com o apoio fundamental de mais de duas dezenas de parceiros institucionais e particulares que tornam possível a sustentabilidade deste projeto,