O Ex-secretário de Estado das Infraestruturas e filho do político com o mesmo nome, Guilherme Waldemar d’Oliveira Martins, também foi denunciado por assédio na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi alvo de um processo disciplinar.
A faculdade vai abrir um gabinete de apoio a vítimas de assédio e discriminação. A recém-nomeada ministra do Ensino Superior está preocupada com os relatos de assédio e exige que as faculdades sejam exemplares a tratar das denúncias.
As cerca de 50 denúncias feitas maioritariamente por alunas já estão nas mãos da direção da faculdade.
O relatório foi recebido esta terça-feira de manhã e a faculdade tomou a decisão de abrir um gabinete de apoio de apoia a vítimas de assédio em parceria com a Ordem dos Advogados e Psicólogos.
No relatório, há relatos de professores que oferecem vantagens académicas em troca de favores sexuais e alguns docentes que discriminam alunos brasileiros e africanos.
Apesar da gravidade das denúncias, a direção da escola está impedida de avançar para procedimentos disciplinares e criminais porque o relatório anonimizou nomes das queixosas e dos denunciados.
O Presidente da República, que foi professor na Faculdade de Direito, espera que a lei seja cumprida
Não é a primeira vez que faculdade enfrenta denúncias de assédio.
- VÍDEO: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL