O Parlamento Europeu em Portugal organiza esta sexta-feira, dia 12 de março, às 10:00 (hora de Lisboa, mais uma hora em Bruxelas) um webinar sobre o InvestEU, o programa europeu para estimular o investimento na Europa, apoiar a recuperação e ajudar a construir a economia do futuro para o período 2021-2027.
O evento conta com a participação do eurodeputado e co-relator da proposta do Parlamento Europeu José Manuel Fernandes (PPE, PSD), da eurodeputada Margarida Marques (S&D, PS) vice-presidente da Comissão dos Orçamentos e do eurodeputado José Gusmão (GUE-NGL, BE), vice-presidente da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários.
O debate, moderado por Tiago Varzim, jornalista do Eco, tem lugar na semana em que é debatido e votado o relatório InvestEU na sessão plenária do Parlamento Europeu (PE).
O evento pode ser acompanhado no estúdio virtual do Parlamento Europeu em Portugal e nas redes sociais Facebook e Twitter do Parlamento Europeu.
Sobre o programa InvestEU
O novo programa InvestEU, aprovado esta semana na sessão plenária do Parlamento Europeu, vai mobilizar investimentos públicos e privados e garantir um acesso simplificado ao financiamento.
Com 26 mil milhões de euros (a preços correntes) reservados como garantia no orçamento da UE, é esperado que o InvestEU mobilize 400 mil milhões de euros para investimentos em toda a União Europeia no período entre 2021 e 2027.
O InvestEU apoia investimentos estratégicos na produção farmacêutica, material e dispositivos médicos essenciais, bem como a produção de componentes e dispositivos de informação, comunicação e tecnologia na União Europeia.
O programa vai também financiar projetos sustentáveis com impacto positivo comprovado a nível ambiental, climático e social, e que não afetem negativamente os objetivos ambientais e sociais da UE.
Além disso, os eurodeputados garantiram que o InvestEU contribua para alcançar a meta de consagrar pelo menos 30% dos fundos europeus para alcançar objetivos climáticos até 2027 e apoie as pequenas e médias empresas (PME) afetadas pela pandemia e em risco de insolvência.
O Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros.
Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 27 Estados Membro da União Europeia.
A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.
A rede Europe Direct atua como intermediária entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!