O político russo da oposição e activista anti-corrupção Alexei Navalny foi galardoado com o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021 numa cerimónia realizada a 15 de dezembro no Parlamento Europeu em Estrasburgo. A sua filha, Daria Navalnaya, de 20 anos fez um discurso em frente ao plenário.
Atualmente a cumprir uma pena de prisão na Rússia, Alexei Navalny é a principal figura da oposição no país há mais de uma década, sendo conhecido pela sua luta contra a corrupção e os abusos dos direitos humanos por parte do Kremlin.
No seu discurso inicial, o presidente do Parlamento Europeu (PE), David Sassoli, elogiou a coragem de Navalny: “Foi ameaçado, torturado, envenenado, preso, encarcerado, mas não conseguiram calá-lo… Como ele próprio disse uma vez, a corrupção prospera onde não há respeito pelos direitos humanos, e eu acredito que tem razão. A luta contra a corrupção é também uma luta pelo respeito dos direitos humanos universais. É certamente uma luta pela dignidade humana, pela boa governação e pelo Estado de direito”, afirmou Sassoli, apelando à sua libertação imediata e incondicional.
Ao receber o prémio em nome do seu pai, Daria Navalnaya criticou aqueles que pretendem apaziguar os ditadores por motivos pragmáticos, insistindo ao mesmo tempo em que a Europa deve permanecer fiel aos seus ideais: “Quando escrevi ao meu pai e lhe perguntei: ‘O que queres que diga exatamente no discurso para expressar o teu ponto de vista?’, ele respondeu: Diz que ninguém pode ousar equiparar a Rússia ao regime de Putin. A Rússia é uma parte da Europa, e nós esforçamo-nos por fazer parte dela. Mas queremos também que a Europa se esforce por si própria, por essas ideias espantosas que estão no seu cerne. Lutamos por uma Europa de ideias, pela celebração dos direitos humanos, pela democracia e pela integridade”.
O Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros.
Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 27 Estados Membro da União Europeia.
A Rede Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal. Atua como intermediária entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local com o lema «A Europa na sua região»!