O projeto “Primeira Sessão Digital”, da autoria da Associação Portuguesa Parlamento Europeu Jovem (PEJ), é o vencedor nacional do Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude 2021 e vai representar Portugal na fase europeia da competição.
O Fórum Internacional da Associação Portuguesa PEJ, intitulado “Primeira Sessão Digital”, contou com a ajuda de vários voluntários e reuniu 61 jovens do ensino secundário e ensino superior entre os dias 30 de julho e 2 de agosto de 2020 para debater o tema “Descobertas Digitais: Explorar as ligações entre as alterações climáticas e as crises de saúde globais”
O projeto “Primeira Sessão Digital” vai representar Portugal na segunda fase do concurso, competindo com os vencedores de cada um dos demais Estados-Membros da União Europeia e na qual serão apurados três vencedores a nível europeu. Os três vencedores serão ainda convidados a visitar o Parlamento Europeu (em Bruxelas ou Estrasburgo).
O júri nacional do prémio foi composto pelos eurodeputados Sara Cerdas (S&D, PS), Lídia Pereira (PPE, PSD), José Gusmão (GUE/NGL, BE) e Francisco Guerreiro (Verdes/ALE, Independente), e por um representante do Conselho Nacional da Juventude, João Videira.
O Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude é atribuído anualmente pelo Parlamento Europeu e pela Fundação do Prémio Internacional Carlos Magno, em Aachen, a projetos desenvolvidos por cidadãos ou residentes de um Estado-Membro da União Europeia com idades entre os 16 e os 30 anos que promovam o entendimento a nível europeu e internacional, fomentem o desenvolvimento de um sentido partilhado da identidade e da integração europeias e sirvam de modelo aos jovens que vivem na Europa, oferecendo exemplos práticos de europeus que vivem juntos formando uma comunidade.
Sobre o Parlamento Europeu Jovem em Portugal:
O Parlamento Europeu da Juventude (PEJ ou EYP, em inglês) é um programa educacional que permite que os jovens europeus desenvolvam o seu pensamento crítico sobre as mais variadas questões, tornando-os cidadãos ativos.
A Associação Portuguesa do Parlamento Europeu Jovem é um organismo independente, não partidário e sem fins lucrativos, sendo gerido por jovens voluntários e composto por 101
membros. Tendo sido fundado em 1989, o PEJ é parte integrante da vasta rede do Europe Youth Parliament que, presente em 40 países europeus, organiza mais de 500 eventos por ano, envolvendo um total de cerca de 30.000 participantes.
O Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros.
Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 27 Estados Membro da União Europeia.
A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.
A rede Europe Direct atua como intermediária entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!