Os eurodeputados vão aprovar o certificado digital Covid da UE, que visa facilitar a livre circulação na Europa durante a pandemia. O debate terá lugar na terça-feira, com a publicação dos resultados das votações prevista para a quarta-feira.
Por volta do meio-dia de quarta-feira, o Presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, vai anunciar o filme vencedor do LUX – Prémio Europeu do Público para o Cinema 2021 numa cerimónia em Estrasburgo. Foram apontados três filmes finalistas e o vencedor será selecionado pelos eurodeputados e pelos cidadãos europeus, ambos grupos com 50% dos votos.
Na segunda-feira, os eurodeputados vão debater a nova Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030 e votá-la no dia seguinte. A resolução apela, entre outras coisas, à proteção de 30% das zonas terrestres e marítimas da União Europeia (UE) e sublinha que são necessárias medidas urgentes para travar o declínio das abelhas e de outros polinizadores.
Depois de um voo de passageiros ter sido forçado a aterrar em Minsk e de o jornalista bielorrusso Roman Protasevich ter sido detido, em companhia da sua namorada, os parlamentares irão debater a resposta europeia com o chefe dos negócios estrangeiros da UE, Josep Borrell, na terça-feira. Uma resolução será colocada para votação na quinta-feira.
Na quarta-feira, os eurodeputados vão votar para decidir se a UE deve solicitar à Organização Mundial do Comércio que suspenda os direitos de propriedade intelectual relativos às vacinas contra a Covid-19.
Os eurodeputados vão debater e votar, na terça-feira, a criação do fundo Europa Global no valor de 79,5 mil milhões de euros, que permitirá investir no desenvolvimento e na cooperação internacional nos países vizinhos e não só, assim como promover valores europeus, como os direitos humanos e a democracia.
Durante um debate na tarde de quarta-feira, os membros parlamentares irão discutir a forma como as regras adotadas em 2020 – que associam o pagamento dos fundos da UE aos Estados-Membros ao respeito do Estado de direito e dos valores da UE, deverão ser aplicadas. Para tal, uma resolução será votada no dia seguinte.
O Parlamento Europeu vai também aprovar o novo Fundo Social Europeu Mais (FSE+), de um montante total de 88 mil milhões de euros, que visa combater o desemprego e a pobreza infantil e é essencial para fazer face às consequências socioeconómicas da pandemia da Covid-19.
Outros assuntos na agenda:
- o apelo dos cidadãos da UE à eliminação progressiva das gaiolas para a criação de animais
- os recentes ciberataques contra instituições da UE e infraestruturas críticas
- uma resolução que apela a que o conflito de interesses do Primeiro-Ministro checo seja resolvido
- a avaliação da cimeira europeia especial que teve lugar em maio
- uma discussão com a Comissão e o Conselho sobre a avaliação em curso dos planos nacionais de recuperação apresentados até à data pelos Estados-Membros da UE
Mais informações aqui.

O Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros.
Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 27 Estados Membro da União Europeia.
A Rede Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal. Atua como intermediária entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local com o lema «A Europa na sua região»!