Na passada segunda-feira, a Empresa Comum Europeia para a Computação de Alto Desempenho inaugurou, na Finlândia, o supercomputador mais rápido e mais eficiente do ponto de vista energético da Europa e também o terceiro mais rápido do mundo. O LUMI resultou de um esforço conjunto da EuroHPC Joint Undertaking e de um consórcio de dez países europeus.
Este supercomputador representa um passo importante para a transformação digital e ecológica da Europa. Espera-se que, com a sua enorme capacidade de processamento, sejam alcançados importantes avanços científicos, nomeadamente, no campo da medicina e da pesquisa climática.
O LUMI é o primeiro supercomputador pré-exaescala da EuroHPC Joint Undertaking a ser lançado. Ele terá um desempenho máximo esperado de 550 petaflops (550 milhões de biliões de cálculos por segundo) e é totalmente alimentado por energia renovável. Ele usa sistemas de arrefecimento naturais e seu calor residual será responsável por cerca de 20% do aquecimento da cidade de Kajaani, reduzindo substancialmente a pegada de carbono anual de toda a cidade.
Em princípio, o LUMI estará acessível aos utilizadores europeus em setembro de 2022, facilitando a criação de conhecimento e de soluções para os desafios sociais globais. O seu poder de processamento de dados complementará os supercomputadores existentes da EuroHPC Joint Undertaking: Discoverer na Bulgária, MeluXina no Luxemburgo, Vega na Eslovénia e Karolina na República Checa. Mais três supercomputadores EuroHPC estão a ser desenvolvidos: Leonardo em Itália, Deucalion em Portugal e MareNostrum 5 em Espanha.
O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve. CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram (em breve no Linkedin e Youtube)