Esta quinta-feira, às 8:15 (hora de Lisboa), o EP Researchers vai apresentar à comissão parlamentar da Cultura e Educação um estudo sobre o impacto da COVID-19 nos sectores culturais e criativos. É membro desta comissão o eurodeputado português Manuel Pizarro.
O estudo refere que no tempo pré-COVID-19 os sectores culturais e criativos já se caracterizavam por estruturas organizacionais e práticas de trabalho frágeis. Desde que a pandemia COVID-19 atingiu a Europa, na primavera de 2020, os sectores culturais e criativos estão entre os mais afetados negativamente.
As medidas de contenção postas em prática em toda a UE conduziram a uma cadeia de efeitos, com graves impactos na situação económica e social. Subsectores como as artes cénicas e o património foram severamente atingidos. Além disso, a crise pôs em evidência a posição muito vulnerável de muitos trabalhadores: artistas, freelancers ou trabalhadores temporários.
A apresentação do estudo a esta comissão parlamentar pode ser vista em direto aqui.
O estudo de impacto da COVID-19 nos sectores culturais e criativos e o seu sumário estão disponíveis aqui.
O Centro Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados Membro da União Europeia.
A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.
Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!