Como forma de resposta às circunstâncias excecionais provocadas pela pandemia COVID-19, que tem colocado graves constrangimentos e limitações à realização das vossas atividades, a Comissão Europeia vem permitir a possibilidade de implementação de mobilidades virtuais e mistas (presenciais + virtuais) no âmbito dos projetos aprovados.
Assim, é oferecido aos participantes Erasmus+ e CES a possibilidade de continuarem ou iniciarem as suas atividades através de atividades virtuais, que deverão incluir uma mobilidade presencial numa data posterior se e quando a situação o permitir. Os beneficiários deverão tentar incluir uma componente presencial que respeite a duração mínima estipulada no Guia do Programa Erasmus+ e no Guia do Programa CES aplicável.
Fonte: Europe Direct Algarve
BREVES
Redes Jean Monnet ( Debate politico com o mundo academico)
As Redes Jean Monnet fomentam a criação e o desenvolvimento de consórcios de intervenientes internacionais (Instituições de Ensino Superior, Centros de Investigação, Associações ou outras organizações estabelecidas em qualquer país do mundo) na área dos estudos sobre a União Europeia. As IES estabelecidas em Países do Programa Erasmus+ devem obrigatoriamente ser detentoras de uma Carta Erasmus para o Ensino Superior (CEES) válida.
Os candidatos têm de apresentar a sua candidatura a subvenção até 20 de fevereiro às 17:00 (hora de Bruxelas), para projetos com início a 1 de setembro do mesmo ano.
As IES participantes em Países Parceiros não estão obrigadas a ter uma CEES. O candidato terá de ser o coordenador da rede, constituída, no mínimo, por três organizações participantes de três países diferentes.
Fonte: Europe Direct Algarve
Convite à Acreditação Erasmus 2012-2027
Ensino Escolar, Educação de Adultos e Ensino e Formação Profissional (VET)
Está aberto o convite à apresentação de candidaturas à Acreditação Erasmus para o novo Programa Erasmus, até ao dia 29 de outubro de 2020, através do formulário de candidatura à Acreditação Erasmus (é necessário iniciar sessão com EU Login; caso não disponha de um Login, pode criar uma conta). A Acreditação Erasmus que realizamos este ano é a chave que abrirá as portas para o intercâmbio e cooperação transfronteiriça às organizações de ensino escolar, de educação de adultos e de ensino e formação profissional.
Portugal adotou em 2019 a Carta Europeia da Qualidade da Mobilidade (Erasmus Student Charter), reforçando a Erasmus Charter for Higher Education (ECHE), pelo que a mobilidade dos estudantes Erasmus+ para Estudos (SMS) e/ou para Estágios (SMT), peças centrais do programa Erasmus+ (para o ensino superior), tem garantias adicionais de qualidade.
Fonte: Europe Direct Algarve
Agenda de Competências para a sustentabilidade
A Nova Agenda de Competências para a Europa defende Trabalhar em conjunto para reforçar o capital humano, a empregabilidade e a competitividade e foi apresentada pela Comissão no dia 1 de julho de 2020. A Agenda estabelece objetivos quantitativos ambiciosos em matéria de melhoria das competências já existentes e de requalificação profissional (formação em novas competências) a atingir nos próximos 5 anos. Esta apresenta 12 ações que visam garantir aquisição de competências para o emprego através de um trabalho conjunto entre os Estados-Membros, as empresas e os parceiros sociais, capacitando as pessoas para a aprendizagem ao longo da vida e utilizando o orçamento da UE como catalisador para atrair investimento público e privado nas competências dos cidadãos.
Fonte: Europe Direct Algarve
O Centro Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados Membro da União Europeia.
A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.
Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!