O evento transfronteiriço intitulado “Los idiomas nos unen/As línguas ligam-nos”, realizado na Eurocidade do Guadiana, contou com a participação de mais de 350 estudantes provenientes dos concelhos de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António.
A iniciativa, centrada na promoção do multilinguismo, contou com a colaboração de representantes das equipas de tradução da Comissão Europeia em Lisboa e Madrid, técnicos dos centros Europe Direct de Huelva e do Algarve, bem como facilitadores e animadores que dinamizaram diversas atividades multilingues, adaptadas às idades e níveis de conhecimento dos diferentes grupos participantes.
A primeira sessão, direcionada a alunos do ensino secundário do IES Guadiana de Ayamonte, teve como destaque a intervenção da professora María Jesús Botana Vilar, diretora do Centro de Estudos Galegos da Universidade do Algarve. A oradora apresentou dados relevantes sobre a diversidade linguística na Península Ibérica e destacou a importância de adquirir conhecimentos em diferentes línguas.
Para as crianças em idade escolar, as equipas técnicas dos centros Europe Direct dinamizaram a atividade através da narração bilingue da história “A Ana aprende uma língua nova”. Posteriormente, os alunos participaram num karaokê com músicas em vários idiomas, promovendo uma interação lúdica com as línguas.
Simultaneamente, a biblioteca de Castro Marim acolheu uma sessão de contos com os escritores Fátima Valentim e Jesús González Francisco. Foram apresentadas as histórias “Lucía”, em português, sobre a mãe de Paco de Lucía, e “O menino que olhava as estrelas e vê pássaros coloridos”, em espanhol, que aborda o tema da diversidade.
Durante a tarde, Sara Occhipinti e Álvaro Carvalho, conselheiros linguísticos da Comissão Europeia, conduziram um encontro online com os alunos da Universidade de Tempos Livres de Vila Real de Santo António, enriquecendo a programação com uma abordagem interativa.
Este encontro, cujas origens remontam a 2016, no âmbito das comemorações dos 30 anos da adesão de Portugal e Espanha à Comunidade Europeia, resulta da colaboração entre os centros Europe Direct do Algarve e de Huelva e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Eurocidade do Guadiana.
Leia também: Gostava de trabalhar no país mais natalício da Europa? Salário médio é de 5.500€/mês