O projeto foi concluído esta quinta-feira, dia 4, durante o Climate Action Day, um evento online onde o Príncipe Williams elogiou os alunos pela sua criatividade e esforços.
Estudos recentes sugerem que três quartos dos jovens pesquisados disseram que o futuro do mundo era assustador e mais da metade acreditava que a humanidade estava condenada, a ansiedade climática entre as crianças está a aumentar. Isso fortalece ainda mais a necessidade das mudanças climáticas serem incorporadas no currículo escolar em todo o mundo, algo que está sendo solicitado pela Take Action Global, ao lado de vários sindicatos e organismos internacionais. Esses esforços irão garantir que as crianças possam ser educadas sobre as mudanças necessárias que precisam ser feitas no consumo de energia, transporte e alimentação e o papel que podem desempenhar para resolver isso. Ao adotar isso no currículo escolar, os professores podem apoiar melhor a ansiedade climática entre os alunos e, por sua vez, mudar as mentalidades para se tornarem mais otimistas sobre o futuro
O Climate Action Project, lançado em 2017, é um projeto global centrado no aluno lançado pela Take Action Global, uma organização sem fins lucrativos com sede nos EUA. O projeto tem como objetivo ajudar os alunos a aprender sobre a crise climática de forma autêntica e divulgar soluções por meio de uma plataforma online. Nos últimos anos, o projeto gerou um impacto real, incluindo: estudantes no Malaui plantaram 60 milhões de árvores, estudantes irlandeses causaram uma mudança nacional ao iniciar um novo rótulo de reciclagem, estudantes argentinos desenvolveram os seus próprios bioplásticos, estudantes indonésios criaram tijolos ecológicos e estudantes americanos inventaram uma mala solar que enviaram para um campo de refugiados africano. Durante o projeto, os professores foram orientados para se tornarem “Educadores Certificados em Ação Climática”.
O Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria, que desde 2017 participa neste projeto, este ano as professoras Manuela Valentim e Lúcia Tardão voltaram a envolver duas turmas de 9º Ano durante as últimas 6 semanas na pesquisa das causas, consequências e possíveis soluções para as alterações climáticas que temos vindo a sentir, em particular na nossa zona de residência e que tanto tem afetado a Biodiversidade da nossa Ria Formosa. Os alunos decidiram em conjunto enviar cartas para algumas empresas que usam artigos de plástico tentando apelar ao uso de alternativas mais ecológicas e sustentáveis. Os alunos pretendem também enviar cartas ao Dr. Tiago Brandão, Ministro da Educação e ao Dr. João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da transição energética solicitando algumas mudanças a nível do nosso currículo, no que respeita ao problema das Alterações Climáticas.
Este ano foram nomeadas 250 Schools of Excellence 2021/22 entre as quais se encontra a nossa escola o Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria, o que para nós é motivo de orgulho.
O projeto foi finalizado hoje, durante o Climate Action Day, um evento online em direto com a presença de 250.000 pessoas. O evento incluiu palestrantes como Sua Alteza Real Príncipe William, Presidente James Alix Michel de Seychelles, Richard David da NASA, Matt Larsen-Daw da WWF, Sua Alteza Real Princesa Esmeralda da Bélgica, Juan Garcia do Programa Ambiental da ONU, cientistas, especialistas, ativistas climáticos e muitos outros. O evento tem como objetivo envolver os jovens para uma ação significativa. Para dar a eles um dia especial, os criadores do evento convidaram alguns convidados especiais apresentaram entretenimento ao vivo: Dan Russell, do Cartoon Network compartilhou uma mensagem especial, o professor de espanhol Xuxo fez alguns truques de magia e Nandi Bushell, de 11 anos músico que recentemente tocou ao vivo com o Foo Fighters tocou bateria.
Durante as últimas seis semanas, professores, alunos e pais acompanharam as suas próprias ações por meio do novo aplicativo EarthProject, que mostra o impacto significativo de pequenas ações, como ir à escola de bicicleta, comer menos carne vermelha, usar menos o telefone, plantar árvores e outras pequenas ações. Embora algumas pessoas afirmem que é tarde demais para a educação climática, a pesquisa da cientista social Christina Kwauk provou que a educação tem mais impacto do que a instalação de turbinas eólicas (47 megatoneladas) e painéis solares (19 megatoneladas). Por outro lado, Anya Kamenetz compartilhou anteriormente que 80% dos professores e 70% dos pais estão abertos à educação climática. Danielle Frank Lawson, da Universidade Estadual da Pensilvânia, afirmou em 2019 que as crianças podem fomentar a preocupação com as mudanças climáticas entre os seus pais. Dessa forma, eles podem trazer mudanças à sociedade.
Durante o evento, o Príncipe William compartilhou:
“Precisamos da criatividade dos jovens para reparar nosso planeta. Precisamos de alunos para inventar e inovar – pensar além de onde estamos agora e ser otimistas sobre o nosso futuro”.
A Dra. Jennifer Williams, cofundadora e co-diretora executiva da Take Action Global disse:
“É extremamente importante envolver as crianças em conversas sobre o clima desde a mais tenra idade, para que entendam o importante papel que desempenham na proteção e restauração de nosso mundo natural – não apenas agora, mas também no futuro”.
Lord Jim Knight, membro do Partido Trabalhista da Câmara dos Lordes e do conselho consultivo da Take Action Global, disse:
“Estamos num momento crucial da ação climática e temos a responsabilidade como professores, pais e empregadores de garantir que educamos e apoiamos os nossos jovens na compreensão e construção de um futuro sustentável. Iniciativas como o Climate Action Project e o trabalho que está a ser feito pela Take Action Global de forma mais ampla são importantes para ajudar a apoiar um movimento global para que alunos, professores e escolas façam mudanças positivas e duradouras”.
Isso, por sua vez, irá equipá-los com as habilidades necessárias para atender às demandas do setor e ajudar as organizações a alcançarem os seus objetivos de mudar positivamente a sociedade.”
Koen Timmers, cofundador e co-diretor executivo da Take Action Global, disse:
“Os jovens têm capacidade para fazer mais do que aprender sobre as mudanças climáticas. Todos eles podem apresentar soluções, realizar pequenas ações e inspirar outras pessoas a mudar os seus estilos de vida. No final, uma mudança no comportamento dos alunos e na mentalidade da sociedade será crucial para resolver a crise.”
Take Action Global
A Take Action Global tem a missão de capacitar um bilhão de estudantes a agir por um meio ambiente mais limpo até o ano 2030 por meio de programas, incluindo o Climate Action Project. Com uma visão de educação climática para todos, Take Action Global combina currículos ambientais com projetos liderados por alunos, compartilhando ideias e experiências com comunidades locais e globais, líderes educacionais e organizações parceiras. Os parceiros incluem a Fundação das Nações Unidas, NASA, WWF, Cartoon Network, LEGO Education e Earthshot Prize apresentado pela Royal Foundation.
Para mais informações
Climate Action Project: Koen Timmers, [email protected]
Pacto Europeu para o Clima (europa.eu)
Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria: Manuela Valentim [email protected] | 965 669 144
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