O Centro de Documentação da Universidade do Algarve e o Europe Direct Algarve, em parceria com a Rede MOVE, e através da “RUA FM” – a Rádio Universitária do Algarve – estão a dar corpo a uma nova iniciativa que pretende alargar os horizontes dos jovens sobre a União Europeia.
Trata-se de um programa de rádio e o objetivo passa por transmitir informação útil sobre a União Europeia [UE] e dar a conhecer inúmeros projetos, levados a cabo por diversas entidades, públicas e privadas, que trabalham no Algarve pela Europa, e em prol da comunidade algarvia e também da cooperação transfronteiriça.
“O público-alvo são os jovens. Falamos dos jovens agentes de promoção do desenvolvimento, organizados ou em grupos informais, bem como dos jovens para quem diariamente são construídas políticas, medidas e projetos para uma maior inclusão e noção desta União que é europeia e que se pretende cada vez mais próxima e ao serviço de todos”, explica a Universidade do Algarve em comunicado.
O programa é semanal, conta com diversas rubricas, entre elas o speak corner – um espaço onde, através dos diversos idiomas é dado a conhecer um conjunto de expressões típicas e úteis à comunicação no dia-a-dia, numa sociedade cada vez mais intercultural.
No DESTAQUE semanal quer-se dar a conhecer quem, no Algarve e na cooperação transfronteiriça desenvolve projetos com e para os jovens.
O novo programa, que arrancou a 13 de dezembro, tem também espaço para BREVES com informações úteis sobre iniciativas ou programas da União Europeia.
A escolha da “RUA FM” para transmitir este programa deve-se ao facto de se tratar de uma rádio universitária ouvida por muitos jovens, de várias nacionalidades e com interesses muito distintos.
O programa é produzido também em conjunto com diversos jovens que estão a realizar projetos Erasmus no Algarve (estudantes ou voluntários) e que são oriundos de diversos pontos da UE. Com a duração de cerca de 5 minutos, será transmitido todas as segundas-feiras às 08:45 e às 18:45.
A equipa da “A Rua da Europa” está disponível através dos contactos: [email protected] ; IG@redemovealgarve e [email protected] .
Sobre o ED Algarve e o CDE da UAlg
O Centro de Documentação Europeia está sediado na Universidade do Algarve (CDE da Universidade do Algarve) é uma biblioteca especializada em assuntos europeus, criada em 1995 por protocolo com a Comissão Europeia. Faz parte de uma rede de 16 CDEs nacionais e de 300 CDEs europeus, cuja missão é apoiar a investigação e veicular a informação da União Europeia dentro da Comunidade Académica. Mas exerce outras atividades fora da Universidade, nomeadamente com as Escolas Secundárias do Algarve e em parceria, com outros organismos de informação europeia.
O Europe Direct Algarve (ED Algarve) é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros.
Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 27 Estados Membro da União Europeia. A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.
A rede Europe Direct atua como intermediária entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é “A Europa perto de mim!”
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 19% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 700 estudantes.
Com 42 anos de existência, aparece pela quarta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2021, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021 selecionou a Universidade do Algarve em seis áreas científicas: Gestão Turística e Hospitalidade (posição 76-100); Oceanografia (posição 151-200); Ecologia (posição 301-400); Ciências Agrárias, Ciências da Terra e Ciências Farmacêuticas (posições 401-500).
Em 2020 integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 Instituições de Ensino Superior, de 85 países, que cumpriram os requisitos de inclusão.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.