O cartão de crédito veio facilitar as compras de bens e serviços, contudo, a sua utilização exige sempre alguns cuidados, sobretudo se estiver em Espanha, ou em qualquer país estrangeiro. É que existem cada vez mais esquemas fraudulentos que podem ter consequências financeiras bastante desagradáveis e, estando longe de casa, qualquer problema fica mais difícil de resolver. Assim sendo, saiba como pode proteger-se e evite perder dinheiro.
Avança o Ekonomista que o primeiro cuidado a ter parece óbvio, mas, na realidade, há quem cometa este erro várias vezes. Nunca se deve afastar do seu cartão de crédito. É que, muitas vezes, em viagem, pode deparar-se com algum tipo de dificuldade e acaba por deixar o cartão de crédito nas mãos de um desconhecido. Para além disso, nunca deve deixar o cartão de crédito no hotel, sob pena de este lhe ser roubado.
Uma outra forma de proteção passa por limitar o plafond do crédito. Isto significa que, durante a sua viagem, só irá poder gastar dinheiro até um determinado valor. Para além da definição deste limite lhe permitir gerir o seu dinheiro durante a viagem, em caso de roubo, os ladrões também não podem gastar mais do que o valor definido por si.
No caso de precisar de levantar dinheiro, note que o melhor é mesmo dirigir-se a um terminal ATM ou a qualquer um de bancos locais. No entanto, convém observar bem as teclas e o ecrã das caixas multibanco e, se desconfiar de alguma irregularidade, vale a pena andar um pouco para procurar outra máquina.
A somar a este cuidado, não se esqueça de verificar a política de comissões do seu cartão de crédito e do uso no país para onde vai. Dentro da Zona Euro, o uso de cartão de crédito é isento de comissões, mas o mesmo não se pode dizer se estiver num país extracomunitário.
Leia também: Conheça o arroz muito consumido em Portugal que é bastante contaminado por agrotóxicos