Um internauta captou uma foto na Praça Patrão Joaquim Lopes, em Olhão, onde a emblemática estátua da Moura Floripes aparece com uma máscara colocada, dando o exemplo aos cidadãos, que devem seguir as ordens da Direção-Geral de Saúde.
Moura Floripes é o nome da estátua colocada em 2014 em Olhão, após a inauguração de cinco largos. A estátua representa uma mulher formosa que se aproximava de um bêbedo todas as noites. A mulher esperava todos os dias que o pai a viesse buscar, mas foi o namorado que apareceu. Porém, ela vi-o ser engolido pelas ondas. O namorado encantou-a e a moura ficou presa numa maldição.
Para quebrar a maldição, seria necessário que um homem lhe desse um abraço, à beira de um rio, e lhe ferisse no braço contíguo ao coração. Mas o bêbedo recusou.
Alguns olhanenses mais antigos acreditavam tanto nesta lenda, que afirmavam que a Floripes era vista também durante o dia a fazer compras em lojas, onde pagava com uma moeda de ouro e sempre desaparecia sem receber o troco. Ficou popular a expressão “és como a Floripes, não queres a torna!”.
Mesmo encantada, certo é que a Moura Floripes está a dar o exemplo e a seguir as normas de segurança.