O multimilionário Elon Musk fez um alerta sobre a possibilidade de uma crise energética mundial este ano. O empresário, conhecido pela sua liderança na tecnologia, chamou a atenção para os impactos da rápida expansão da Inteligência Artificial (IA) e dos veículos elétricos (EV). Durante um discurso na conferência ‘Bosch Connected World’, Musk destacou a crescente procura por eletricidade e a necessidade urgente de concentrar esforços na produção de energia limpa e de transformadores elétricos, componentes essenciais para sustentar o futuro tecnológico do planeta.
De acordo com Musk, a Inteligência Artificial está a evoluir a um ritmo exponencial, prevendo que o seu crescimento se multiplique por 10 a cada seis meses. Segundo a Executive Digest, o mesmo afirmou que este ritmo de progresso não é sustentável a longo prazo, sublinhando: “Nunca vi um avanço tecnológico mais rápido do que este.” O empresário, citado pela plataforma ‘EasternEye’, advertiu que, embora a escassez de chips pareça ter sido superada, o desenvolvimento da IA e dos veículos elétricos pode levar a cortes no fornecimento de eletricidade e transformadores num futuro próximo.
Face a este crescente consumo de eletricidade, Elon Musk sugeriu que o maior desafio da humanidade nos próximos tempos poderá ser a “disponibilidade de eletricidade”. Segundo o empresário, a escassez pode ocorrer ainda este ano, alimentada pelo aumento simultâneo dessas duas tecnologias. “São necessários transformadores para fazer funcionar os transformadores”, afirmou, enfatizando a interdependência complexa entre a tecnologia e a sua infraestrutura de suporte.
Este alerta surge num momento em que os Estados Unidos já enfrentam desafios consideráveis na sua rede elétrica. O aumento rápido da procura, impulsionado pelo crescimento dos centros de dados, da Inteligência Artificial e da mineração de criptomoedas, está a colocar à prova a capacidade da infraestrutura energética existente.
Leia também: Será inaugurada brevemente uma nova ponte no Algarve. Saiba onde