Comprar casa está cada vez mais caro e chega até a ser mais fácil comprar uma ilha do que um lar para morar. A ilhota do Santo do Mar, também como ilha de São Clemente, está a ser vendida por 300.000 euros, sendo, por isso, mais barata do que muitos apartamentos T2 em Lisboa. Apesar de se tratar de uma ilha paradisíaca, há uma razão que pode justificar o facto de a mesma estar à venda desde 2022.
O proprietário da ilha de São Clemente, localizada na ria de Pontevedra, na Galiza, em Espanha, está a tentar vendê-la por 300 mil euros, embora o preço seja negociável. Segundo a NiT, esta foi posta à venda em 2022, mas o Postal foi confirmar e o anúncio permanece dois anos depois.
É que, apesar de se tratar de um terreno com 3.000 metros quadrados de área e ser apelativo aos olhos daqueles que sempre desejaram ter uma ilha, toda ela pertence a uma área protegida, logo não é urbanizável. Quer isto dizer que o comprador da ilhota de Santo do Mar passa a ser apenas proprietário de uma ilha, visto que não pode fazer qualquer tipo de construção naquele espaço.
Para além disso, a ilhota está ligada à Praia do Santo, na freguesia de Ardán de Marine, o que significa que, com a maré baixa, qualquer pessoa consegue lá chegar a pé. Basta dirigir-se à Praia do Santo num dia de verão para ver como na maré baixa muitos banhistas acabam por ir explorar a ilha. É caso para dizer que as invasões à sua propriedade iriam ser muitas.
De salientar que a ilha tem uma construção. Trata-se de uma ermida, “onde outrora realizou-se uma concorrida romaria”, segundo o anúncio.
Leia também: Saiba onde comprar uma botija de gás por metade do preço