A sede da Fundação Tres Culturas del Mediterráneo em Sevilha, Espanha, celebrou esta terça-feira dois encontros INTREPIDA numa semana dedicada à Europa, na qual decorrem numerosas atividades para celebrar o nascimento de um acordo cuja vocação é a paz e a cooperação entre países do mesmo continente.
A Fundação Tres Culturas, instituição coordenadora do projeto INTREPIDA plus, manifestou o seu compromisso de aproximar países vizinhos como Espanha e Portugal através do papel que desempenham as empresárias e empreendedoras de ambos os países à frente dos seus projetos e ideias de negócio; sem esquecer o papel da mulher no mundo da cultura, destacando nesta ocasião o cinema com selo português.
Estes eventos desenrolaram-se numa semana que celebra o projeto de união proposto a 9 de maio de 1950 pelo ministro francês de Negócios Estrangeiros Robert Schuman, um dia que passou a ser o Dia da Europa. Esta nova forma de cooperação e união política pretende garantir a paz e a unidade do continente europeu, que hoje é mais do que nunca necessária, e merece ser recordada pelo valor e a riqueza que traz para todos.
A Fundação Tres Culturas, com uma clara vocação pela cooperação entre países vizinhos, ofereceu dois interessantes encontros INTREPIDA de caráter totalmente gratuito graças ao apoio económico do programa europeu Interreg Espanha Portugal (POCTEP) e da Junta de Andaluzia.
O primeiro encontro INTREPIDA esteve a cargo da empresária Sandra Lázaro, estabelecida em Sevilha, que apresentou um workshop teórico-prático sobre como comunicar melhor o que fazemos e o que oferecemos para mostrar o que realmente somos.
Um encontro onde empreendedores e profissionais da comunicação, community managers, criadores de conteúdo e, em geral, pessoas com curiosidade por aprender, tiveram oportunidade para conhecer melhor as chaves desta empresária que após ter trabalhado durante anos em marketing por conta de terceiros, seguiu o seu instinto para criar uma empresa dedicada a preencher um vazio na comunicação, o copywriting.
Após este encontro, o ciclo Martes de Cine [terça-feira cinema] da Fundação Tres Culturas dedicou a sessão à projecção de duas curtas-metragens de jovens directoras portuguesas: Bustarenga (2019), dirigida por Ana Maria Gomes e produzida por Ecce Films; e Ruby (2019), dirigida por Mariana Gaivão, um filme que conta com quatro prémios e que esteve em festivais de cinema de Espanha, França, Alemanha e Suécia. Foi uma ocasião excepcional para poder desfrutar de um cinema escassamente presente nas salas comerciais e que também se projetou em versão original legendado em espanhol, promovendo assim o multilinguismo europeu e seguindo a norma dos Martes de Cine da Fundação.
A Fundação Três Culturas do Mediterrâneo é o Beneficiário Principal do projeto INTREPIDA plus, juntamente com os seguintes sócios de Espanha e Portugal: Diputación de Huelva, Mancomunidad de Desarrollo Condado de Huelva, Núcleo de Empresários da Região de Portalegre (NERPOR), Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE) e Município de Faro.
O projeto INTREPIDA plus conta com o financiamento europeu do programa INTERREG V A Espanha-Portugal (POCTEP).