Os carros elétricos têm vindo a conquistar um espaço significativo no mercado automóvel, mas ainda há muitos aspetos que os consumidores desconhecem. Um dos principais é a questão da autonomia, especialmente em condições adversas como as do inverno. Um teste recente trouxe mais clareza sobre este tema, avaliando a performance de vários modelos elétricos face aos valores anunciados pelas marcas.
O Winter Range Test, conduzido anualmente na Noruega, testou vários carros elétricos em clima frio, analisando até que ponto conseguem cumprir a autonomia prometida. Enquanto alguns modelos apresentaram desempenhos próximos dos valores de fábrica, outros ficaram aquém das expectativas, revelando diferenças consideráveis entre o anunciado e a realidade.
Entre os modelos testados, o Tesla Model 3 (LR RWD) destacou-se pela discrepância entre a autonomia prometida e a real. Apesar de um alcance anunciado de 702 km, o veículo percorreu apenas 531 km em condições de inverno, registando um desvio de 24%. Por outro lado, o Polestar 3, com uma autonomia declarada de 560 km, surpreendeu positivamente ao alcançar os mesmos 531 km, registando apenas um desvio de 5%. Este resultado demonstra uma performance estável em clima frio.
Segundo a Pplware, Nem todos os resultados foram encorajadores. O Volkswagen ID.7 GTX Tourer apresentou uma autonomia de 440 km, 23% abaixo do anunciado. Já o Peugeot E-3008 foi o modelo mais penalizado, com uma perda de 32% em relação aos valores de fábrica.
Os dados do teste sublinham que os carros elétricos ainda enfrentam desafios em temperaturas mais baixas, com perdas de autonomia mais significativas do que o esperado. Contudo, modelos com baterias de alta capacidade continuam a oferecer um desempenho aceitável, mesmo durante os meses mais rigorosos do inverno, mostrando avanços na tecnologia de veículos elétricos.
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