Se as caixas ATM e Multibanco surgissem sempre lado a lado seria mais fácil escolher um ou outro, tendo em conta as suas vantagens e desvantagens. No entanto, se perto da sua residência apenas há um ATM ou se só tem fácil acesso ao Multibanco, fica sem possibilidade de escolha. Note, mesmo assim, que existem algumas diferenças entre estes dois tipos de caixas automáticas, nomeadamente quando pretende levantar dinheiro.
Uma das diferenças entre ATM e Multibanco está relacionada com a quantidade de operações que uma e outra caixa automática permite fazer. Enquanto o ATM se limita a operações de levantamento, transferências, pré-pagamentos e consultas de saldo, o Multibanco inclui estas e outras operações, que vão desde o carregamento de cartões de transporte até aos pagamentos ao Estado, não esquecendo os depósitos e carregamentos de telemóveis.
Ainda assim, a Visão destaca uma outra diferença, que faz com que não seja a mesma coisa levantar dinheiro num ATM ou Multibanco. É que o primeiro cobra taxas de levantamento, ao contrário do que acontece com o Multibanco. Se o seu cartão incluir simultaneamente a função de débito e crédito, ao levantar dinheiro num ATM de uma rede estrangeira é ativada a função de crédito por defeito e fica sujeito ao pagamento de comissões.
Por seu turno, se o seu cartão for de débito convencional poderá usar qualquer caixa ATM sem lhe serem cobradas taxas. No entanto, se o seu cartão incluir a função de débito e crédito, verifique a opção apresentada no terminal de pagamento e selecione “Multibanco”, “VisaElectron” ou “Maestro” para efetuar operações a débito, sem que lhe seja solicitado o pagamento de taxas.
Leia também: Conheça as datas de pagamento dos subsídios e pensões para dezembro