Dois golfinhos foram encontrados mortos na manhã do dia 29 de dezembro no areal da Meia Praia, em Lagos, avança a Rede de Arrojamentos do Algarve para cetáceos e tartarugas marinhas (RAAlg), na sua página de Facebook.
A RAAlg é um projeto de ciência cidadã que surge da iniciativa de reativar a rede de arrojamentos de cetáceos (golfinhos e baleias), tartarugas marinhas e aves marinhas mortos, ao longo da costa Algarvia.
Segundo a mesma fonte, “tratavam-se de dois golfinhos-riscados (Stenella coeruleoalba), ambos machos juvenis e ao que tudo indica pertencentes ao mesmo grupo. Os animais foram recolhidos pela equipa e transportados para as instalações da RAAlg, onde foram submetidos a uma análise pormenorizada”.
As causas de morte não foram ainda possíveis de determinar com exatidão apesar de terem sido detectadas algumas marcas na epiderme de um dos indivíduos, as quais levam a RAAlg a suspeitar de uma possível interação com golfinhos-roazes (Tursiops truncatus). A interação segundo a RAAlg entre delfinídeos de diferentes espécies é comum, no entanto, dependendo das espécies intervenientes, esta pode ou não ser amigável e ter como resultado a morte.
De recordar que todos os anos dão à costa portuguesa dezenas de golfinhos mortos.
Leia também: Conheça as datas de pagamento dos subsídios e pensões para janeiro