A empresa Docapesca vai assegurar parte da comparticipação nacional das candidaturas apresentadas pelas organizações do setor da pesca para a realização de testes de diagnóstico da covid-19.
A medida tem como objetivo reforçar as condições de trabalho e segurança dos profissionais, zelando pela defesa da saúde pública. Além disso, esta medida vai assegurar a continuação da prestação de serviços.
Durante o estado de emergência, “a Docapesca manteve o seu papel na cadeia de abastecimento de pescado fresco, dando cumprimento à sua missão de serviço público”, diz em comunicado a empresa.
Deste modo, garante o “fornecimento alimentar aos portugueses, tendo sido implementado um plano de contingência, bem como um vasto conjunto vasto de medidas de segurança no sentido de garantir o regular funcionamento dos seus portos de pesca e lotas e que se irão manter em vigor”
Atualmente, encontram-se em funcionamento 22 lotas e 37 postos de receção e transferência, com circulação diária de trabalhadores, armadores e comerciantes.
Desde o dia 1 de maio que está em vigor o uso obrigatório de máscaras ou viseiras como equipamento de proteção individual (EPI) na empresa.
O comunicado, garante ainda que “juntos, vamos vencer” a pandemia do novo coronavírus. Portugal regista 1.277 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que na quarta-feira, e 29.912 infetados, mais 252, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde.