O discurso anual da Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, sobre o Estado da União – «State of the European Union» – no qual é feito um balanço sobre a situação atual e onde são elencados os principais desafios, decorre nesta quarta-feira, pelas 8:00, esperando-se que sejam apontadas também as grandes linhas prioritárias de intervenção da Comissão Europeia para o próximo ano.
Efetuado perante o Parlamento Europeu, o discurso sobre o estado da União Europeia (SOTEU) é uma ocasião fulcral para demonstrar a responsabilidade da Comissão Europeia perante os representantes democraticamente eleitos da UE.
O debate centra-se em temas importantes como a futura recuperação económica, as alterações climáticas, o desemprego dos jovens e os fluxos migratórios.
Este evento, que se realiza anualmente, é importante para promover uma União mais transparente e democrática, constituindo uma oportunidade para aproximar a União Europeia dos cidadãos, pondo em destaque os principais pontos de ação e desafios do ano.
Os direitos dos cidadãos e o processo democrático estão no cerne deste debate plenário único.
Este será o primeiro SOTEU «State of the European Union» da Presidente Ursula Von Der Leyen prevendo-se que esta defenda a construção de um futuro verde, digital e saudável para a Europa e para o mundo pós-coronavírus.
“Convidamos todos a acompanhar a transmissão em direto do discurso a partir das 8 horas (hora portuguesa) e a contribuir para o debate sobre o futuro da Europa podendo organizar visualizações de conjunto nas vossas instituições. Podem obter todas as informações e também participar do Debate ou com as vossas reações ao Discurso no evento de Facebook que o Europe Direct Algarve dinamiza nesse dia”, anuncia em comunicado o CCDR Algarve.
Após a transmissão do discurso nos canais, a convite do Europe Direct Algarve, estarão em direto o presidente da CCDR Algarve, Francisco Serra, a diretora de Serviços de Desenvolvimento Regional, Maria de Lurdes Carvalho, o coordenador do Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais, Aquiles Marreiros, e o jornalista Filipe Vilhena (Postal do Algarve) para tecer os primeiros comentários e reações a este discurso, particularmente sobre as consequências das políticas europeias no Algarve, com transmissão na página facebook do evento.
RELACIONADO:
Estado da União: É momento da Europa passar de fragilidade a nova vitalidade – Von der Leyen