O silêncio total marcou o Desfile do Caloiro 2016 da Universidade do Algarve (UAlg). Centenas de estudantes passaram, há instantes, pelas ruas da cidade de Faro, todos vestidos de preto, em protesto contra o Despacho Reitoral RT.55/2016, emitido no dia 8 de Setembro.
Os estudantes manifestaram desta forma o “descontentamento relativamente ao teor do Despacho, que (…) inclui restrições no que diz respeito ao Desfile do Caloiro 2016”, refere a Direcção-Geral da Associação Académica da Universidade do Algarve (DG-AAUAlg), num comunicado emitido esta terça-feira.
No mesmo comunicado, a DG-AAUAlg anuncia que “o Desfile ocorrerá em silêncio, sendo que as Insignes Personas irão trajadas em luto académico e os caloiros irão todos vestidos de negro”.
O início do cortejo anual de boas-vindas aos novos estudantes estava previsto para as 14.30 horas desta terça-feira, junto ao Campus da Penha.
Recorde-se que este ano a Reitoria da UAlg impõe aos estudantes ‘Lei Seca’ para o cortejo, como resultado do despacho em causa, onde se pode ler que: “ao longo do percurso (do desfile) é proibido: distribuir ou fornecer, a qualquer título, bebidas alcoólicas a estudantes que integrem o cortejo”, bem como “é proibido: usar substâncias ou produtos que ofendam a higiene e a saúde, individual e pública, nomeadamente que visem a criação de maus odores e sujidade nos estudantes”.