A nova ponte de Faro (Algarve), que liga a cidade à ilha com o mesmo nome, foi inaugurada no mês de janeiro e foi o concretizar de um plano já há muito tempo em cima de mesa. Tratou-se de um investimento de 8,5 milhões de euros que ditou o fim da ligação antiga de uma só via de circulação de trânsito. O trânsito flui agora de forma melhor e é o que se pretende alcançar também em Lisboa, com a construção de uma nova ponte com seis vias para carros.
Tal como aconteceu com a nova ponte de Faro, até a ideia da nova ponte em Lisboa passar do papel para a prática será necessário aguardar uns bons anos. No entanto, o plano já existe e prevê a construção de uma terceira ponte sobre o Tejo, que deverá ligar Chelas ao Barreiro.
Carros e comboios irão poder circular nesta ponte
Inicialmente estava prevista apenas a circulação de comboios nesta ponte, mas agora a ideia é que os carros também possam circular na mesma. É que ao manter apenas a opção ferroviária, o governo teria de fazer um investimento adicional de 600 milhões de euros.
Escreve a SIC Notícias que o projeto prevê seis vias para automóveis e quatro para comboios convencionais e de alta velocidade. Mais extensa do que a Ponte 25 de Abril, mas mais pequena do que a Vasco da Gama, esta terceira ponte terá sete quilómetros de extensão.
A nova ponte só terá de estar pronta quando estiver a funcionar o novo aeroporto, em Alcochete, e o executivo quer que a sua inauguração seja feita em meados de 2034, isto é, dentro de quase uma década. Ainda assim, a ANA, que gere os aeroportos em Portugal, acredita que a ponte só deverá estar pronta em 2037.
O principal objetivo da construção desta ponte passa por facilitar o acesso ao novo aeroporto que vai ser construído em Alcochete. A concretização do projeto irá implicar um investimento de mais de dois mil milhões de euros.
A ponte irá começar a ser construída em 2030
Quanto à data de início da construção da ponte que vai ligar Chelas ao Barreiro, sabe-se que as previsões apontam para o ano de 2030. Quer isto dizer que, a cumprir as datas previstas pelo executivo, a ponte irá ser construída em quatro anos.
Leia também: Conheça o túnel que poupará 11h de viagem e será o “mais longo e profundo do mundo”