Os anúncios que circulam nas redes sociais, sobretudo no Facebook, que promovem a compra da carta de condução não são de agora. Há mais de cinco anos que estes anúncios têm vindo a circular dentro de grupos privados da rede social Facebook e garantem aos interessados a carta de condução, sem necessidade de passar no exame teórico e prático. Os maiores alvos deste esquema? Os estrangeiros a residir em Portugal e os portugueses que não conseguem aprovar no exame teórico e prático.
Diz-se que em momentos de dificuldade, há que procurar soluções, mas uma solução não é sinónimo de atalho. No entanto, é o atalho que muitos estrangeiros a residir em Portugal procuram na hora de tirar a carta de condução. É que, perante a dificuldade de ler em Português e a consequente dificuldade de fazer o exame teórico, muitos estrangeiros deixam-se levar pelos esquemas ilegais de compra da carta de condução.
Também entram nestes esquemas os portugueses que não estão a ser bem sucedidos nos exames teóricos e práticos da carta de condução, pelo que veem estes anúncios como uma oportunidade de solucionar o seu problema mais depressa.
“Prezado senhor, se precisa de uma carta legal e segura ou tem um problema específico para receber a sua carta, não hesite em nos escrever, muito obrigado”, lê-se num dos anúncios a circular nas redes sociais, onde também surge uma imagem do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). Em declarações ao Observador, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes garantiu que “não efetua a comunicação do pagamento de qualquer um dos seus serviços através destes meios, pelo que não deve proceder, em momento algum, ao pagamento solicitado”.
O IMT, a única entidade legalmente autorizada a emitir cartas de condução, tem acompanhado estes esquemas e lembra que quer a compra quer a emissão dos documentos, quando não pela via oficial, constituem um crime.
Há quem consiga trocar um título falso por um verdadeiro
No entanto, a SIC Notícias também esteve a investigar os esquemas ligados a estes anúncios para obtenção da carta de condução e esclarece que, à conta desta fraude, vários estrangeiros a residir em Portugal conseguiram obter um título oficial para conduzir em Portugal, mesmo não estando habilitado para tal. Isto porque o esquema fraudulento permitiu o acesso a uma carta de condução estrangeira falsa, que depois foi trocada em Portugal por uma licença oficial, sem que a fraude fosse detetada.
O IMT está agora ainda mais atento a estes esquemas e, para sua segurança e dos restantes que circulam nas estradas, não compre uma carta de condução.
Leia também: Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa