Os preços dos combustíveis vão sofrer um aumento significativo na próxima segunda-feira, marcando o maior aumento registado até agora em 2025. Segundo uma fonte de uma das principais gasolineiras de marca própria, “a tendência desta semana será para uma subida de 0,0438 euros no gasóleo e de 0,0246 euros na gasolina 95”. Por sua vez, outra fonte adiantou que, nas maiores redes de abastecimento, “a evolução das cotações em euros aponta para uma subida de até 5 cêntimos no gasóleo e de 3 cêntimos na gasolina 95”.
Atualmente, de acordo com os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio por litro de gasolina em Portugal é de 1,751 euros, enquanto o gasóleo se situa em 1,644 euros. No entanto, estes valores podem variar consoante o posto de abastecimento, uma vez que fatores como o nível de concorrência, a oferta e procura locais, e os custos fixos influenciam os preços.
Este aumento previsto assinala a 7.ª semana consecutiva de subida no preço do gasóleo e a 6.ª no caso da gasolina 95. Desde o início do ano, a gasolina 95 passou de 1,722 euros para 1,751 euros por litro, enquanto o gasóleo subiu de 1,609 euros para 1,644 euros. Na prática, atestar um depósito de 60 litros custa agora mais 1,74 euros no caso da gasolina e 2,1 euros no caso do gasóleo.
Segundo a Executive Digest, Portugal continua a figurar entre os países com os combustíveis mais caros da União Europeia. Segundo o boletim mais recente da Comissão Europeia, um litro de gasolina custa, em média, mais 6,5 cêntimos do que na UE e mais 19,9 cêntimos do que em Espanha. Para o gasóleo, a diferença para o país vizinho é de 16,9 cêntimos.
Aproveite o fim de semana para encher o depósito e procure os postos de abastecimento mais económicos no país:
Foto DR
Foto DR
Leia também: Viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer