A chuva intensa que estava prevista pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os dias de hoje e amanhã para o Algarve, confirmou-se hoje em Faro gerando, uma vez mais, as habituais inundações nos pontos críticos da cidade capital de distrito sempre que chove.
Ao POSTAL a Câmara de Faro garantiu que “a situação está já completamente normalizada” no que respeita ao escoamento da água da chuva das vias públicas, reconhecendo que o escoamento demorou desta vez “um pouco mais” do que demora normalmente.
Acumulação de água na cidade levou a intervenções dos Bombeiros Sapadores de Faro, nomeadamente no sempre crítico Largo de São Luís e na Rua de São Luís. A autarquia indica como zonas mais afectadas pela forte pluviosidade, além das já referidas, o Largo de São Francisco, a Rua Manuel Belmarço e o Largo de São Francisco.
Entre outras estiveram também inundadas as estradas da Penha e de São Luís, o Jardim da Alagoa, a zona da Pontinha e a Rua da Polícia de Segurança Pública.
Entre as 12 e as 15 horas caíram em Faro por cada hora, respectivamente 3,2; 13,7; 2,4 e 2 milímetros de chuva, de acordo com os dados entretanto apurados pelo IPMA. O pico de pluviosidade não coincidiu com a preia-mar, que teve lugar em Faro às 10.40 horas, segundo os dados do Instituto Hidrográfico. A ter-se registado coincidência dos dois fenómenos a situação teria sido necessariamente pior em termos de consequências.
A preia-mar regressa à Faro quando forem 23.28 horas, com um pico de maré menor do que o desta manhã (2,80 metros) a fixar-se nos 2,67 metros de altura.
Veja as fotos: