Este fim-de-semana os centros comerciais do barlavento algarvio recebem música clássica nos seus corredores, num conjunto de três concertos protagonizados por jovens músicos que vão aparecer de “forma surpreendente” no Algarve Shopping, no Albufeira Shopping e no Centro Comercial de Portimão.
O primeiro momento musical acontece já este sábado, pelas 13 horas, com a Orquestra (de Sopros) Nova Filarmonia de Lagoa, dirigida pelos maestros Tiago Fialho e Pedro Coutinho, no Albufeira Shopping.
Um concerto onde “se vai explorar um reportório icónico das orquestras de sopro, com vários músicos por todo o shopping e composições ligadas a filmes, com muito impacto sonoro. Vai mesmo ser surpreendente”, afirmou ao POSTAL Daniela Tomaz, directora artística na Academia de Música de Lagos.
Às 19 horas a mesma orquestra actua no Algarve Shopping. Os dois espectáculos são antecedidos por um Flash Mob – Eighties Flashback.
No domingo, dia 18, pelas 13 horas, a Orquestra (de Cordas) Joly Braga Santos actua no Centro Comercial Continente de Portimão, sob a direcção musical do maestro João Pedro Cunha, na zona central do piso 1.
Também este concerto será antecedido por um Flash Mob da Sinfonia de Telemann, em lá menor.
Iniciativas “muito importantes” para a região e para a cultura, assume Daniela Tomaz, frisando que “a cultura hoje em dia tem de ser trazida para os espaços onde estão as pessoas. Tem de sair dos auditórios, dos teatros e procurar o espaço público e não se deve enclausurar numa estrutura de elites”, realça a directora artística.
A organização destes concertos ficou a cargo da Academia de Música de Lagos, que foi convidada para fazer parte do projecto de Responsabilidade Social, promovido pela Sonae Sierra, projecto que pretende levar a cabo, até ao final do ano, um ciclo de concertos musicais de jovens talentos musicais nos seus centros comerciais.
A entrada em todos os concertos é gratuita.
(Com Henrique Dias Freire)