A Arábia Saudita não pára de surpreender. Com a Expo 2030 em vista, este fascinante país do Médio Oriente já deu provas de que pretende destacar-se pela inovação e tem pelo menos 9 projetos futuristas já em construção ou em projeto.
Riad, a capital do país e cidade que irá acolher um dos eventos mais famosos a nível mundial, foi o local escolhido para a construção de alguns destes projetos, mas não só. Um pouco por toda a Arábia assiste-se ao nascimento de edifícios que parecem saídos de autênticos filmes de ficção científica.
A Casa Vogue destacou alguns desses projetos. Conheça-os agora.
Qiddya City (Riad)

Um centro cultural, desportivo e de lazer, composto por seis edifícios decorados com luzes neon. Esta construção foi projetada pela Populous e une o Qiddiya City Esport Arena e um estádio multiusos.
The Opera House (Al-Diriyah)

Com conclusão prevista para 2028, este projeto visa transformar Diriyah num verdadeiro centro cultural. Projetado pelos arquitetos do Snohetta, o The Opera House é um conjunto de edifícios interligados que oferece um óasis abrigado do calor do deserto.
Jeddah Tower (Jeddah)

Com assinatura da Adrian Smith + Gordon Gill Architecture, a Jeddah Tower pretende ser o centro multifuncional mais alto do mundo, incluindo um hotel, apartamentos e escritórios. A sua altura deverá ultrapassar a do Burj Khalifa, no Dubai.
Jeddah Central Museum (Jeddah)

Entre os 9 projetos futuristas da Arábia Saudita, encontra-se também o Jeddah Central Museum. O Heatherwick Studio pretende transformar uma antiga central de dessalinização num centro cultural, com espaços de entretenimento, desportivos, culturais, comerciais e residenciais.
Marine Life Institute (Alula)

Trata-se de uma verdadeira experiência marinha imersiva, sendo um instituto com laboratórios de pesquisa, galerias e espaços educativos. Ao entrar no Marine Life, os visitantes poderão mergulhar com espécies raras e apreciar exposições de corais.
Mukaab, o Cubo (Murabba, Riad)

O Mukaab é, tal como o nome sugere, um arranha-céus em forma de cubo. A sua construção foi iniciada em 2023 e deverá estar concluída até 2030, tornando-se um marco da arquitetura dado o seu tamanho, uma vez que terá 400 metros de altura. Mais um dos vários projetos futuristas desta região do Médio Oriente que deixam qualquer um boquiaberto.
Health Resort (Amaala)

Um resort de saúde composto por 13 villas e 52 suites, com clube de praia, laboratórios de diagnóstico, museu e, ainda, uma escola de culinária.
Este resort resulta de uma colaboração entre a Clinique La Prairie e a Red Sea Global, devendo abrir ao público já no final deste ano.
Aeroporto Internacional do Mar Vermelho (Hanak)

Com mini terminais independentes, projetados com o objetivo de otimizar a eficiência energética, este aeroporto conta com assinatura da Foster+Partners e é peça-chave no desenvolvimento da região. Está previsto que receba 1 milhão de passageiros até 2030.
The Line (Neom)

Um projeto de cidade vertical e sustentável de 170 quilómetros no meio do deserto. Assim será o The Line.
Nesta cidade não haverá carros nem estradas. Cerca de 95% da sua superfície será destinada à natureza e a cidade funcionará totalmente com energia renovável.
O The Line contará com dois arranha-céus de 500 metros de altura, revestidos por espelhos, e poderá acolher 9 milhões de pessoas.
Consegue imaginar um projeto mais ambicioso que este? Fica o desafio.
Leia também: Conhece o truque dos dez minutos? Promete ajudar a secar a roupa sem máquina