Abrem esta quinta-feira, dia 7 de abril, as candidaturas para os jovens de 18 anos acederem a 35.000 passes de viagem gratuitos para explorarem a Europa, principalmente de comboio.
DiscoverEU é o nome desta competição promovida pela Comissão Europeia. “As 35.000 oportunidades de viagem em toda a Europa que estamos a oferecer aos jovens de 18 anos vêm juntar-se às 130.000 já oferecidas desde 2018. O nosso objetivo é dar ao maior número possível de jovens a oportunidade de viajar, descobrir novos lugares e criar encontros duradouros”, explica Mariya Gabriel, comissária responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude.
Os candidatos que preencheram com êxito o questionário de seleção, nascidos entre 1 de julho de 2003 e 30 de junho de 2004, poderão viajar na Europa durante um período máximo de 30 dias entre 1 de julho de 2022 e 30 de junho de 2023. Os que completam 18 anos no segundo semestre do ano poderão candidatar-se na ronda de outubro.
Os beneficiários do passe de viagem receberão agora também um cartão de desconto DiscoverEU. O novo cartão abre mais de 40 mil possibilidades de desconto nos transportes públicos, na cultura, no alojamento, na alimentação, no desporto e noutros serviços disponíveis em todos os países elegíveis.
A Comissão Europeia explica que a ronda deste ano assinala a entrada da ação DiscoverEU no programa Erasmus+.
É graças a esta mudança e através do financiamento excecional no âmbito do Ano Europeu da Juventude 2022 que serão oferecidos 70.000 passes de viagem em 2022: 35.000 na ronda de candidaturas hoje anunciada e outros 35.000 na ronda prevista para outubro.
A integração no Erasmus+ também abre a porta aos candidatos da Islândia, do Liechtenstein, da Macedónia do Norte, da Noruega, da Sérvia e da Turquia, que poderão aderir à ação pela primeira vez.
Os participantes com deficiência ou problemas de saúde podem ser acompanhados durante a viagem. Para além das despesas de viagem, é também prestada ajuda individual adicional.
A Comissão incentiva o transporte ferroviário sustentável. São concedidas exceções a quem tiver dificuldade de chegar à Europa continental para começar a viagem de comboio. Por conseguinte, estão disponíveis disposições especiais para os jovens das regiões ultraperiféricas, dos países e territórios ultramarinos, das zonas remotas e das ilhas.
A Comissão lançou a ação DiscoverEU em junho de 2018, na sequência de uma proposta do Parlamento Europeu. A ação foi formalmente integrada no novo programa Erasmus+ 2021-2027.
Desde 2018, foram mais de 860.000 as candidaturas apresentadas para os 130.000 passes de viagem oferecidos. Dois terços dos candidatos terão viajado pela primeira vez de comboio fora do seu país de residência. Para muitos, foi também a primeira vez que viajaram sem os pais ou outros acompanhantes adultos e, na sua maioria, afirmaram que se tinham tornado mais independentes.
Para participarem, os candidatos elegíveis têm de responder a um questionário de escolha múltipla sobre a União Europeia e outras iniciativas da UE dirigidas aos jovens. Uma pergunta adicional convida os candidatos a fazerem uma estimativa do número de candidatos a esta fase que nasceram numa terça-feira.
Quanto mais próxima da resposta correta for a estimativa, maior é o número de pontos que o candidato recebe. Isto permitirá à Comissão estabelecer uma classificação dos candidatos. A Comissão oferecerá passes de viagem aos candidatos de acordo com a sua classificação, até se esgotarem os bilhetes disponíveis.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL