Mais de 500 alunos do 2° e 3° Ciclos, de Olhão, assistiram, nos últimos dias, ao documentário Cavalos de Guerra, integrado num conjunto de ações de sensibilização para a necessidade de valorizar e conservar o vasto património natural e ambiental da Ria Formosa e, em particular, da preservação dos cavalos-marinhos.
As sessões contaram com a participação de João Evaristo, vereador do ambiente, Jorge Palma, investigador da Universidade do Algarve e João Rodrigues, realizador do filme.
Cavalos de Guerra produzido pelo Município de Olhão e co-financiado pelo programa operacional MAR2020, no âmbito dos projetos do GAL Pesca Sotavento Algarve, foca o alarmante desaparecimento dos cavalos-marinhos da Ria Formosa e a luta pela sua conservação e preservação.
Considerada, em estudos realizados em 2001, a maior comunidade do mundo, hoje estes animais correm risco de desaparecimento. O documentário reune cientistas, políticos, organizações ambientais, entidades privadas e comunidade, todos empenhados em salvar um dos tesouros mais valiosos de Portugal, o enigmático cavalo dos mares.
Cavalos de Guerra foi Seleção Oficial na categoria “Natureza e Vida Selvagem” do International Environmental Film Festival of Patagonia, de Puerto Madryn, Argentina, e em Los Angeles, Califórnia, no San Pedro International Film Festival na categoria “Curtas-metragens” e finalista candidato ao prémio de melhor curta-metragem.
No próximo dia 22 de abril, o documentário estará disponível on-line, na pagina de facebook do municipio, das 7h às 24h, no âmbito da Semana da Ria Formosa, organizada pelo ICNF e Parque Natural.