O Município de Castro Marim abriu concurso público para a adjudicação da execução de iluminação solar da Ciclovia da Lezíria, localizada na E.N. 122, que liga Castro Marim a Vila Real de St. António. As propostas poderão ser apresentadas até ao dia 2 de junho.
“Além de permitir uma ligação sustentável da vila castromarinense à cidade pombalina, a apenas três quilómetros de distância, a Ciclovia da Lezíria oferece uma vista deslumbrante para a Reserva Natural do Sapal”, explica a autarquia castromarinense em comunicado, acrescentando que “é o primeiro troço de um projeto integrado de sustentabilidade ambiental que o Município de Castro Marim promove como Triângulo Verde (Vila Real de St. António – Castro Marim – Praia Verde)”.
A intervenção está avaliada em 310.000 euros, com um prazo de execução de 6 meses, estando este investimento enquadrado no PO CRESC Algarve 2020, no âmbito do plano de ação PADRE, aprovado para o Baixo Guadiana na operação READY, apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciado a 70% pelo FEDER.
A energia solar fotovoltaica, como energia renovável, veio responder a um dos maiores desafios que se impõem à gestão autárquica, a sustentabilidade ambiental e energética. É uma forma de produção de energia mais económica, com menor impacto ambiental e um impacto visual mais leve do que as soluções tradicionais, além de, neste caso concreto, ser também uma solução menos intrusiva para a avifauna.