“O melhor sal do mundo” vai ser valorizado na 2ª edição da Festa da Safra do Sal, em Castro Marim, no próximo dia 31 de Outubro, pelas 18 horas,
A iniciativa, que enaltece o sal e os profissionais ligados à actividade, surge pelo facto de Castro Marim ser actualmente o núcleo mais representativo da salicultura tradicional, por constituir uma unidade geográfica bem definida, mas também por ser em Castro Marim que persiste a maior comunidade de salinicultores artesanais. “Este convívio, mais que promover, pretende dignificar a profissão e a figura tradicional do salineiro, um pilar fundamental no crescimento da produção do Sal de Castro Marim, assente na valorização e exploração dos recursos endógenos”, diz a autarquia.
A Festa da Safra junta trabalhadores, empresários e entidades ligadas à actividade salineira. Com esta iniciativa, o município de Castro Marim pretende ainda reforçar o papel da Casa do Sal, como ponto de informação, promoção e valorização da actividade salineira tradicional.
O “ouro branco” com selo castromarinense “já é um produto reconhecido além-fronteiras, no entanto o grande objectivo é competir nos mercados internacionais”. Como tal, a autarquia avança que estão a ser levados a cabo esforços no sentido da reactivação da actividade para aumentar os níveis de exportação.