Os trabalhadores da recolha de lixo e da limpeza urbana da Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP), cancelaram a greve marcada para esta segunda e terça-feira, disse à Lusa fonte sindical.
De acordo com Henrique Vilalonga, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), a greve foi cancelada após a EMARP “se ter comprometido a garantir, a partir de Janeiro de 2017, os dois dias seguidos de descanso semanal” exigidos pelos cerca de 120 trabalhadores.
“Foi assinado um memorando de entendimento entre o sindicato e a administração da empresa, o qual consagra os dois dias de descanso seguidos na época baixa, sendo o domingo obrigatório e a segunda ou o sábado dias de descanso complementar”, sublinhou Henrique Vilalonga.
Segundo o sindicalista, os dois dias seguidos de descanso semanal “aplicam-se apenas na época baixa”, mantendo-se na época alta os períodos de descanso de um dia para os trabalhadores da recolha de resíduos e de um dia e meio para os da limpeza urbana (entre 15 de Junho e 15 de Setembro e entre 20 de Dezembro e 5 de Janeiro).
Por seu turno, a EMARP, a empresa municipal que faz a gestão da água, do saneamento e dos resíduos em Portimão, anunciou em comunicado que as pretensões dos trabalhadores do sector da limpeza urbana e da recolha de resíduos “vão obrigar a uma alteração” do Acordo de Empresa.
(Agência Lusa)