A Câmara de Alcoutim decidiu atribuir 13.500 euros à Associação Cumeadas – Associação de Proprietários Florestais das Cumeadas do Baixo Guadiana, no sentido de garantir o desenvolvimento de ações de proteção e prevenção de fogos florestais. O financiamento foi deliberado numa reunião da Câmara de Alcoutim realizada na passada quarta-feira.
A verba vai ser investida em ações de silvicultura preventiva, para reduzir o risco de incêndios; ações de vigilância de incêndios e apoio ao combate (primeira intervenção, ações de rescaldo e vigilância após o rescaldo); assim como ações de sensibilização junto das populações, contando com o apoio da sua equipa de Sapadores Florestais.
A Cumeadas é um parceiro na defesa da floresta e dos seus recursos e na gestão e ordenamento do seu território.
A Cumeadas, com sede na aldeia do Pereiro, tem como área de intervenção todo o concelho de Alcoutim e duas freguesias do concelho de Castro Marim (Azinhal e Odeleite). Conforme explica a autarquia de Alcoutim, “a Cumeadas tem prestado um importante apoio aos produtores florestais alcoutenejos em especial no que concerne ao acompanhamento nas candidaturas aos pedidos únicos agrícolas como forma de rentabilizar as suas terras”.