Abril é o mês da comemoração da liberdade conquistada pelos militares nas ruas de Lisboa no dia 25 e porque a data assinala um momento incontornável da vida portuguesa do Século XX, a Câmara de Silves assinala-a com um concerto da Brigada Victor Jara, a realizar na noite de 24 de Abril.
Pelas 21.30 horas o palco do Teatro Mascarenhas Pacheco acolhe o concerto que integra as comemorações locais da Revolução.
42 anos depois da conquista da liberdade e da queda do regime da ‘velha senhora’, a banda, natural de Coimbra, profundamente ligada à música popular e a música de intervenção com raízes tradicionais comemorou no ano passado quatro décadas de existência.
No início de carreira este grupo reproduzia cantigas portuguesas e estrangeiras de cariz revolucionário com que participavam nas campanhas de dinamização cultural do Movimento das Forças Armadas (MFA), grande impulsionador das transformações políticas que marcariam Abril de 1974.
Ao longo dos anos, os membros da Brigada recolheram músicas de todas as regiões portuguesas e os seus concertos refletem esta diversidade com canções mais ritmadas do norte, belas harmonias do Alentejo e até influências do estrangeiro trazidas por emigrantes de lugares tão contrastantes como o Norte de África e a Escócia.
Actualmente contam com 10 trabalhos discográficos e uma edição especial comemorativa intitulada “Ó brigada!” composta por dez discos e um livro com testemunhos com o intuito de partilhar com o público as suas experiências, assim como a sua opinião sobre a importância que a banda teve na divulgação da música de cariz tradicional e popular.
A entrada é livre, mas sujeita à lotação da sala (150 lugares).