A Biblioteca Municipal José Mariano Gago, em Olhão, acolhe, nos próximos dias 19 e 20 de Setembro, a 8ª edição da Universidade de Verão, promovida pela Associação InLoco e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, este ano subordinada ao tema “Ambientes Colaborativos”.
O evento, que conta com a parceira da Câmara de Olhão, terá dois períodos de trabalho em ambos os dias: das 9.30 às 13 e das 14.30 às 17 horas.
O primeiro dia desta Universidade de Verão, já na próxima segunda-feira, dia 19, começa com a sessão de abertura, que contará com as presenças do anfitrião António Miguel Pina, do presidente da direcção da Associação In Loco Nelson Dias e do investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra Giovanni Allegretti.
O primeiro painel será subordinado ao tema “Lançamento de Publicações sobre Metodologias de Participação Cidadã”, sendo intervenientes Maria João Freitas do LNEC, Domingos Rodrigues da Câmara do Funchal, Ricardo Caldeira da Câmara de Cascais e Nelson Dias da Associação In Loco.
Na parte da tarde deste dia direccionado para a “Rede de Autarquias Participativas”, decorre a apresentação do Plano de Actividades da Rede de Autarquias Participativas e a oficina “Empaville”. Trata-se de um dispositivo electrónico ainda em fase experimental para elaboração de um orçamento participativo.
No segundo dia, a organização preparou três mesas redondas com vários especialistas, movimentos cívicos, autarcas e deputados, tendo como pano de fundo o Decreto-Lei que regula o exercício de actividades de prospecção, pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo na plataforma continental.
Divididos por três painéis, os primeiros intervenientes serão os deputados António Eusébio do PS, Cristóvão Norte do PSD, João Vasconcelos do BE, Paulo Sá do PCP e Teresa Caeiro do CDS. Na segunda mesa redonda, às 11.15, será possível perceber o que pensam os autarcas Jorge Botelho, José Amarelinho, Rogério Bacalhau e Vítor Aleixo, presidentes dos municípios algarvios de Tavira, Aljezur, Faro e Loulé. A última mesa redonda fica reservada para a tarde e será composta pelos peritos e/ou movimentos sociais João Camargo (Climáximo), Júlia Seixas (Movimento Futuro Limpo) e Laurinda Seabra (Associação de Surf e Actividades Marítimas do Algarve).
Todas estas sensibilidades e correntes de opinião irão ser sintetizadas e discutidas na recta final do evento, que se prevê aconteça a partir das 16 horas de terça-feira, dia 20.
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e feitas exclusivamente online em www.in-loco.pt.
A ficha de inscrição encontra-se disponível aqui.