![](https://images.impresa.pt/postal/2019-12-22-Baleia-cadaver-Quarteira.png)
A baleia de ontem, com cerca de 12 metros, voltou a dar à costa esta manhã, pelas 8 horas, junto ao Porto de Pesca, por detrás da Praia da Rosa Branca, em Quarteira.
Cerca de 24 horas depois, o seu reaparecimento já não deixa dúvidas, a baleia-comum está morte e o seu corpo vai ser retirado do mar, segundo o POSTAL apurou junto de fonte do CDOS (Comando Distrital de Operações de Socorro) de Faro.
Ao que o POSTAL apurou, ontem, “o animal estaria morto”, no entanto, não existiam certezas absolutas, uma vez que o animal voltou a entrar no mar.
Élio Vicente, biólogo do Zoomarine, chegou a adiantar ao POSTAL que “devido à forte ondulação, todo o corpo se mexia. Eu diria que seria altamente improvável que o animal estivesse vivo. A experiência diz-nos que o animal terá morrido e terá sido empurrado para a costa, algo muito frequente nesta altura do ano”.
O biólogo confirmou igualmente ao nosso jornal que a baleia era uma “Baleia-Comum”.
Segundo o POSTAL apurou, “no local estiveram elementos da Câmara Municipal de Loulé e da Polícia Marítima que iam proceder à retirada do cadáver do animal da água.
O momento de hoje foi registado em vídeo por Jorge Matos Dias e divulgado nas redes sociais.
RELACIONADO:
Baleia de 12 metros dá à costa na praia de Quarteira [vídeo]