Sete distritos do continente estão até sexta-feira sob aviso laranja devido à agitação marítima, disse o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O aviso laranja, que vai estar em vigor em Braga, Viana do Castelo e Porto entre as 12:00 e as 18:00 de hoje, deve-se a “ondas de sudoeste com cinco a 5,5 metros”, referiu o IPMA, em comunicado.
Já em Faro, Beja, Setúbal e Lisboa, o aviso laranja, a ser acionado entre as 15:00 de sexta-feira e as 00:00 de sábado, deve-se a “ondas de oeste com cinco a seis metros, podendo atingir 10 metros de altura máxima.
Viana do Castelo está ainda sob aviso laranja devido a ventos de sul-sudoeste com rajadas até 100 quilómetros por hora no litoral e até 110 quilómetros por hora nas terras altas, entre as 12:00 e as 18:00 desta quinta-feira.
A costa sul e as regiões montanhosas da Madeira estão sob aviso laranja para precipitação, entre as 15:00 desta quinta-feira e as 03:00 de sexta-feira.
O aviso laranja é o segundo mais grave da escala e é emitido em “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, de acordo com o IPMA.
Este aviso laranja deve-se à forte agitação marítima e é o segundo mais grave da escala. Foi emitido porque a situação meteorológica é de risco moderado a elevado
Leia também: Dessalinizadora vai provocar crime ambiental na Praia da Falésia, defendem opositores do projeto