A cidade ucraniana, que fica a cerca de 150 quilómetros a Norte de Kiev, junto às fronteiras da Rússia e Bielorrússia esteve vários dias tomada pelas tropas russas. Esta sexta-feira, o autarca de Chernihiv fala em pelo menos 700 mortos.
Cerca de 700 pessoas foram mortas na sequência de ataques das tropas russos em Chernihiv, adiantou o autarca da cidade ucraniana citado pela agência France Press.
“Posso avançar com um número aproximado de vítimas: 700 entre soldados e civis”, disse Vladyslav Atrochenko, acrescentando que dois terços dos habitantes deixaram esta localidade desde o início da ofensiva russa.
De acordo com Atrochenko, 80 mil a 95 mil pessoas ainda vivem nesta cidade localizada a cerca de 150 quilómetros de Kiev, a capital ucraniana, e que tinha quase 300 mil pessoas antes do início da invasão russa, no final de fevereiro.
Um primeiro grande comboio de ajuda humanitária chegou a Chernigiv na quinta-feira, desde a retirada das tropas russas da região na semana passada, disse o governador regional, Vyacheslav Tchaous.
O governador pediu aos habitantes da região que permaneçam vigilantes perante o risco de novos bombardeamentos russos, lembrando que os aviões e mísseis russos continuam a sobrevoar a zona.
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL