Uma associação juvenil de Olhão está a promover ações de acompanhamento e apoio ao estudo no concelho, dirigidas sobretudo aos alunos que não conseguem aceder às tarefas escolares por meio digital.
Em comunicado, a associação Movimento Juvenil em Olhão (MOJU) adianta que está a realizar sessões de estudo acompanhado, por videochamada, apoiando também a realização das tarefas escolares, através das redes sociais.
Estas ações são complementadas com a impressão de tarefas escolares em papel, que são depois entregues aos alunos que não têm computador ou Internet, estando, atualmente, a ser distribuídas tarefas enviadas pelos professores a 63 crianças e jovens do concelho.
Segundo a MOJU, estas ações estão a ser conduzidas em articulação com as escolas do concelho, que têm contribuído para identificar os estudantes sem possibilidade para aceder às tarefas escolares de forma digital.
“Esta é uma forma de garantir que estes jovens não ficam excluídos do ensino à distância e, ao mesmo tempo, de manter a ligação com os projetos de intervenção social e comunitária em curso na associação”, lê-se na nota.
Outras das questões que preocupam a associação são os sentimentos de “desmotivação e ansiedade” dos jovens que se encontram em casa, o que os levou a lançar diária e semanalmente propostas de atividades para ocupação dos tempos livres.
Desde o início do período de isolamento já foram lançadas mais de 100 propostas de atividades, como desafios, concursos e ‘workshops’, com as mais criativas a terem “direito a algumas recompensas”, prossegue a nota.
Estas iniciativas enquadram-se nas atividades do projeto ‘Mais Sucesso E7G’, inserido no Projeto Academia Jovem de Olhão (AJO), que, por sua vez, é promovido no âmbito do programa Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social, com o apoio dos voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade.
Também no âmbito do programa Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social, o projeto ‘SER Mental’ presta apoio psicológico à distância aos jovens que se encontravam a ser acompanhados antes da crise pandémica e a responder a novas referenciações.
Paralelamente, foi iniciado um programa de ‘mindfulness’ para jovens em plataformas digitais, cujo ‘site’ será lançado em breve, bem como um conjunto de ações de sensibilização com conteúdos específicos relacionados com a covid-19.
A associação juvenil olhanense mantém os seus programas para promover a participação dos jovens em áreas como o voluntariado, a ocupação dos tempos livres, a formação e a capacitação.
Portugal contabiliza 1.105 mortos associados à covid-19 em 26.715 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
Relativamente ao dia anterior, há mais 16 mortos (+1,4%) e mais 533 casos de infeção (+2%).
Das pessoas infetadas, 874 estão hospitalizadas, das quais 135 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 2.076 para 2.258.
Relacionado:
Quase 18% dos algarvios vivem em alojamento com falta de espaço
Há mais 1 caso no Algarve. Portugal subiu para 1.105 mortos e 26.715 infetados
Falha no Hospital de Faro faz família velar e enterrar cadáver errado
Fazer o bem, sem olhar a quem: Conheça o grupo dos “1000 Fatos, 1000 Abraços”