É no último trimestre de cada ano que se regista um aumento na incidência de assaltos e tentativas de roubo em Portugal, segundo revelam os dados da central recetora de alarmes da Securitas Direct.
Nos últimos cinco anos (2016-2020), o número de disparos reais de alarmes subiu 16% no último trimestre de cada ano, face à média dos restantes trimestres.
“Sabemos que os intrusos privilegiam habitações desabitadas ou desocupadas. O último trimestre do ano conjuga três acontecimentos que constituem um risco acrescido de incidências reais: menor ocupação das segundas residências (casas de férias); épocas festivas (Natal e Passagem de Ano) em que muitos proprietários se ausentam das suas residências habituais; e as férias de inverno. Neste contexto, os proprietários devem procurar aumentar a segurança das suas casas, através da adoção de hábitos de segurança e de uma combinação de elementos dissuasores, físicos e eletrónicos”, salienta Bernardo Ferreira, Diretor de Marketing Cliente da Securitas Direct.
Os elementos físicos são todos aqueles que fazem o intruso investir tempo para aceder à casa, ou que o obrigam a fazer barulho como fechaduras, portas blindadas, barras, deixando-o mais exposto. Os elementos eletrónicos são sobretudo dissuasores e, caso o intruso decida aceder à propriedade, o forcem a abandoná-la (alarmes, cortinas de fumo, etc.).
A Securitas Direct deixa-lhe 10 recomendações para proteger a habitação:
1. Reforce a segurança de janelas e portas de ligação a varandas ou terraços, especialmente se estes forem de fácil acesso a partir da rua. É também aconselhável não deixar objetos de valor nestas divisões.
2. Verifique o estado das fechaduras. As portas exteriores devem ter uma fechadura com tranca para impedir ou dificultar a sua abertura. Uma das principais medidas para tornar a sua casa mais segura é dificultar os acessos ao interior.
3. Mantenha o imóvel sob vigilância permanente. Os mais avançados sistemas de segurança permitem, através de acesso remoto por telemóvel, não só controlar o alarme mas também verificar tudo o que se passa na sua ausência. Basta para isso que tenha um smartphone com tecnologia adequada para o efeito. O sistema de alarme da Securitas Direct permite este controlo e vigilância, através da aplicação My Verisure.
4. Guarde os objetos de valor num cofre de alta segurança ou num local que não seja visível para evitar a sua perda em caso de roubo.
5. Deixe uma aparência de casa habitada. O ideal será ter um sistema automatizado que acenda e apague as luzes durante o dia e a noite. Deixe algo no estendal como um tapete ou um lençol. Alterne a posição das persianas (umas abertas, outras fechadas).
6. Assegure a iluminação exterior durante a noite. Ter algum ponto de luz externa reduz o risco de roubo.
7. Se o seu telefone tiver atendedor de chamadas desligue-o. O ideal será fazer reencaminhamento de chamadas para o seu telemóvel ou para alguém da sua confiança.
8. Não publique informações das ausências nas redes sociais. Isso evitará dar pistas sobre viagens e ausências a potenciais ladrões.
9. Ligue sempre o sistema de alarme ou de videovigilância durante as ausências. Em complemento, peça a alguém próximo para visitar a casa.
10. Informe a central de alarme que vai estar fora, para que estejam de sobreaviso caso o alarme seja acionado e enviarem de imediato as Autoridades ao local. Não se esqueça de dar contactos telefónicos alternativos.
A Central Recetora da Securitas Direct gere, em Portugal, mais de 1 milhão de equipamentos conectados. A sua função é verificar cada sinal de alarme recebido de forma rápida e eficaz e ativar protocolos de segurança apropriados em cada caso.
A central da Securitas Direct permanece ativa 24 horas por dia, 365 dias por ano, e oferece um tempo de resposta mínimo de apenas 33 segundos, mantendo o seu compromisso de “colaboração e apoio ao trabalho desenvolvido pelas Forças e Serviços de Segurança em todo o território nacional”.
Sobre a Securitas Direct
A Securitas Direct é a primeira empresa do setor de alarmes para residências e empresas na Europa, com mais de 25 anos de experiência que suportam os seus 4 milhões de clientes e 30.000 funcionários.
A empresa comercializa e instala sistemas de alta tecnologia Verisure com verificação por voz e imagem, conectada 24 horas por dia a sua Central Recetora de Alarmes.
O grupo está presente em 16 países: Espanha, Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca, Bélgica, Holanda, França, Portugal, Itália, Brasil, Chile, Peru, Reino Unido, Alemanha e recentemente Argentina. Em Portugal, conta com mais de 750 funcionários e mais de 170.000 clientes.