
Face à denúncia feita aos Órgãos de Comunicação Social pelo deputado Cristóvão Norte, “Funcionários ‘em desespero’ compram material para Centro de Saúde de Albufeira”, a Administração Regional de Saúde (ARS) esclarece que tem feito bastante investimentos, sem nunca desmentir a compra de material pelos referidos funcionários.
A Administração Regional de Saúde afirma que “fez um investimento de cerca de 27 mil euros em obras de adaptação e beneficiação das instalações, equipando as salas com cadeiras, secretárias, outro mobiliário para o início de atividade, em dezembro de 2018, da USF Sol Nascente instalada no Centro de Saúde de Albufeira e cuja maioria da equipa de profissionais já se encontravam a trabalhar neste Centro de Saúde com os respetivos equipamentos e materiais essenciais para o normal desempenho da sua atividade diária”.
“No âmbito do levantamento de necessidades efetuado pelos profissionais desta unidade, à semelhança do que acontece com todas as outras unidades de saúde da região, têm sido desenvolvidos os respetivos procedimentos de aquisição do material solicitado”, defende a mesma fonte.
A título de exemplo, no passado mês de fevereiro “esta USF recebeu um Doppler Vascular, em abril um Sonotrax Ultrasonic Pocket Dopller, um Esfignómanometro aneroide, um Oximetro, uma Braçadeira pediátrica, e em setembro uma nova Marquesa multifuncional, entre outros materiais e equipamentos básicos para o normal funcionamento e desempenho da atividade da equipa de saúde desta USF”.
A ARS destaca ainda que “foram adquiridos recentemente novos equipamentos de climatização, ares-condicionados para as diversas unidades de saúde da região, sendo a USF Sol Nascente uma das unidades nas quais se encontra neste momento a decorrer o processo de instalação destes novos equipamentos”.
Número de queixas diminuiu cerca de 27% entre 2017 e 2018

A ARS realça ainda que “no que diz respeito ‘ao número de queixas’, ao contrário do que é afirmado na notícia, entre 2017 e 2018, o número de reclamações que chegou aos cuidados de saúde primários e hospitalares do Serviço Nacional de Saúde do Algarve diminuiu cerca de 27%, segundo dados oficiais dos serviços dos Gabinetes do Cidadão dos Agrupamento de Centros de Saúde e do Centro Hospitalar Universitário do Algarve”.
Nos cuidados de saúde primários, registou-se “uma melhoria de cerca de 4% (1243 reclamações em 2017 e 1194 em 2018), tendo-se destacado sobretudo o ACeS Barlavento”.

A ARS conclui referindo que “de acordo com os dados oficiais que constam nos Relatórios do Sistema de gestão de reclamações da Entidade Reguladora de Saúde (ERS) verifica-se essa mesma tendência de diminuição de reclamações, nomeadamente, nas unidades de Portimão, Albufeira e Faro”.
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“Funcionários ‘em desespero’ compram material para Centro de Saúde de Albufeira”
(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)