Os últimos dias em Portugal têm sido marcados por muita chuva e trovoada e a Proteção Civil chegou inclusivamente a emitir um alerta à população para os efeitos da depressão Garoe. A trovoada é o fenómeno que mais preocupa os portugueses e continuam a existir muitas dúvidas acerca do mesmo. Assim sendo, aprenda a ver a que distância de si está a trovoada e adote as medidas essenciais de prevenção.
A humidade elevada é a condição necessária para haver trovoada. Trata-se de um fenómeno extremo de instabilidade atmosférica e caracteriza-se pela ocorrência de relâmpagos e de trovões. De salientar que a luz dos relâmpagos resulta da incandescência do ar e o som dos trovões é uma consequência da expansão brusca do ar.
Como a velocidade da luz no ar é maior do que a velocidade do som, quando se está perante uma trovoada, a luz vai chegar sempre primeiro do que o som. É precisamente o intervalo de tempo entre a chegada da luz e a chegada do som que pode ficar a saber quão perto a trovoada se encontra de si.
Saiba como calcular a que distância de si está a trovoada
Tal como avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a velocidade da luz é de aproximadamente 300.000.000 metros por segundo, pelo que o relâmpago é visível quase instantaneamente. Por sua vez, a velocidade do som no ar é de 340 metros por segundo. Quer isto dizer que a distância em metros ao local onde ocorreu a trovoada é obtida multiplicando 340 pelo intervalo de tempo, em segundos, entre o relâmpago e o trovão.
Por exemplo, se o intervalo de tempo entre a chegada do relâmpago e a chegada do som for de 10 segundos, a trovoada encontra-se a 3.400 metros de si, isto, é 3,4 quilómetros. Neste caso, mantenha-se em casa e afastado das janelas, evite tomar banho e utilizar água para qualquer fim e desligue a televisão, o computador e outros aparelhos elétricos.
Leia também: Elon Musk quer unir dois continentes com túnel de 4.800 km e “mudar o mapa da Terra”