Costuma-se dizer “ano novo, vida nova” e a realidade é que o dia 1 de janeiro vai trazer várias mudanças para os portugueses. Estão previstas alterações no IRS e no IVA, para além da eliminação das portagens em autoestradas do interior do país e do Algarve. Entre as alterações previstas no IVA para 2025 há uma que está a causar bastante polémica. Falamos da redução significativa do IVA nos bilhetes das touradas.
O ano de 2025 está prestes a começar e um dos maiores desejos dos portugueses é a estabilidade financeira. Cada português tem uma situação económica diferente, mas o que é certo é que estão previstas algumas alterações no IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) que lhe garantem algumas poupanças no final do mês. Uma delas passa pela redução do IVA na eletricidade.
Apesar do aumento da eletricidade anunciado pela entidade reguladora para os serviços energéticos, a descida do IVA para 6% para os primeiros 200 a 300 kWh consumidos por mês vai até permitir que a fatura da luz baixe já em janeiro, tal como avança a SIC Notícias. No entanto, há uma outra mudança no IVA que está a causar muita polémica. É que o IVA aplicado aos bilhetes das touradas vai passar dos 23% para os 6%.
Quanto ao IRS, isto é, o Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, sabe-se que os escalões vão ser atualizados em 4,6%. A somar a esta alteração, chega uma outra mudança que vai dispensar aqueles que ganham o salário mínimo do pagamento deste imposto.
Por fim, o IRS Jovem vai ser também alargado de cinco para 10 anos para os trabalhadores até aos 35 anos. Para além disso, o IRS Jovem passa a estar disponível para todos os jovens, ao invés de estar apenas disponível para os licenciados.
Leia também: Este aspirador sem fios 3 em 1 do Lidl custa menos de 20€ e alcança até os espaços mais reduzidos – Postal do Algarve