Um voo da companhia área EasyJet aterrou, esta sexta-feira, de emergência em Faro, mas em segurança, informou a ANA – Aeroportos de Portugal, responsável pela gestão dos aeroportos portugueses.
O voo partiu de Londres com destino à cidade algarvia e “declarou emergência devido a problemas técnicos”, mas o avião pôde aterrar no aeroporto internacional Gago Coutinho, em Faro, “em segurança, às 14:18”, adiantou fonte da ANA à agência Lusa.
A ANA não avançou mais detalhes nem revelou o número de passageiros a bordo, mas indicou que “foram ativados, pelo Aeroporto Gago Coutinho-Faro, os meios necessários adequados a este tipo de situação” de emergência.
Entre as ações previstas para casos de aterragem de emergência estão a colocação prévia de equipas e carros de bombeiros que permitam dar uma resposta de socorro rápida em caso de incidentes durante o contacto e a chegada da aeronave a terra.
O alerta vermelho foi emitido às 14:05, resultando na ativação do Plano Prévio de Intervenção. Esta medida mobilizou 91 operacionais e 41 viaturas de diversas corporações de bombeiros, INEM, Proteção Civil, GNR, PSP e Autoridade Marítima.
Adolescente tentou abrir a porta do avião em pleno voo
Já na passada sexta-feira, um avião da EasyJet, que partiu da Turquia com destino a Londres, realizou um pouso de emergência em Bari, Itália, após uma adolescente de 16 anos tentar abrir a porta da aeronave durante o voo.
Segundo o jornal Hugo Gloss, a jovem, acompanhada pela mãe e avó, irritou-se com a tosse de uma criança de 10 anos sentada próxima. Após uma discussão, a adolescente tentou abrir a porta de emergência, sendo contida pela tripulação.
A EasyJet afirmou que, embora não houvesse perigo iminente, o desvio foi necessário para garantir o bem-estar de todos. Os passageiros pernoitaram em Bari, com acomodação providenciada pela companhia.
Leia também: 10 distritos estão em aviso amarelo domingo e segunda-feira: saiba se vive num deles