A Via Algarviana, através do seu site e aplicação, passou a disponibilizar toda a informação em espanhol, reforçando a ligação com o país vizinho. A proximidade geográfica com o sul de Espanha e o crescente número de visitantes do país vizinho, muitos deles entusiastas de caminhadas, justificam esta nova versão.
A GR13 – Via Algarviana, que tem início na fronteira com Espanha, em Alcoutim, numa zona onde as comunidades de ambos os lados do Guadiana mantêm fortes laços, espera com esta iniciativa cativar os amantes espanhóis de caminhadas, incentivando-os a explorar o rico património natural e cultural do interior algarvio.
Anteriormente, o site e a aplicação já estavam disponíveis em português, inglês, francês, alemão e holandês, línguas que abrangem a maioria dos turistas que percorrem esta grande rota pedestre. A inclusão do espanhol reforça a acessibilidade da plataforma e amplia o alcance da Via Algarviana.
A versão espanhola surge num momento em que a infraestrutura dos percursos pedestres e os serviços de apoio aos caminhantes, como redes de alojamentos, transportes e atividades de animação turística, asseguram uma experiência de qualidade. Além disso, desde 2024, a funcionalidade “Reservar” no site da Via Algarviana, que já conta com cerca de 50 empresas parceiras, facilita ainda mais o planeamento das caminhadas neste território, oferecendo uma solução integrada para os visitantes.
Via Algarviana liga Alcoutim ao Cabo de São Vicente
A grande rota pedestre GR13 – Via Algarviana foi inaugurada em 2009. Liga Alcoutim ao Cabo de São Vicente, sempre pelo interior do Algarve, ao longo de 300 km.
Os seus principais objetivos são diversificar a oferta turística, para atenuar a sazonalidade; valorizar o património cultural e ambiental da região, com especial enfoque nos territórios de baixa densidade; estimular a economia local; e promover o desenvolvimento sustentado do interior do Algarve.
A Via Algarviana cresceu e diversificou-se, hoje, além da grande rota (GR13), há uma vasta rede de percursos que incluem ligações ao itinerário principal, pequenas rotas, rotas temáticas e percursos áudio guiados.
A gestão da Via Algarviana é feita pela Associação Almargem em parceria com os municípios por onde passam os percursos (Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagos, Loulé, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila do Bispo).
Leia também: Elon Musk quer unir dois continentes com túnel de 4.800 km e “mudar o mapa da Terra”